São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

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NOITE DA MODA

Wintour fala sobre evento que festeja o consumo

Em reação à crise que atingiu a indústria e o comércio da moda nos EUA, a editora Anna Wintour, da revista "Vogue", teve a ideia de realizar um dia especial de comemoração do consumo, o Fashion's Night Out (Moda Noite Adentro).
Como a crise foi global, a ideia se espalhou, e lojistas e empresários de 14 capitais firmaram sua participação no evento, no próximo dia 10, quando também começa a semana de moda de Nova York. Neste dia, lojas e shoppings de Nova York, Londres, Madri, Paris, Milão, Berlim, Atenas, Moscou, Pequim, Nova Delhi, Tóquio, Taipei, além do Rio e de São Paulo ficarão abertos até a meia-noite e terão atrações especiais (como shows, gincanas, desfiles e sorteios) para atrair os clientes.
Mais de 200 lojas no Brasil aderiram ao Fashion's Night Out, que é apoiado pela "Vogue" nacional. Em São Paulo, o circuito vai incluir a região da Oscar Freire, a Villa Daslu e os shoppings Iguatemi e Market Place, entre outros locais.
"Nós não nos sentamos atrás de nossas mesas e ficamos assistindo a derrocada de uma indústria que nos apaixona; fazemos o possível para ajudar o mundo da moda em escala global", diz Wintour a respeito de sua iniciativa, na entrevista a seguir, feita por e-mail.

FOLHA - Por que a sra. decidiu criar o Fashion's Night Out? Não vê conflito entre a sua atividade de jornalista e a decisão de promover um evento comercial como este?
ANNA WINTOUR
- O evento foi idealizado para ajudar designers e varejistas que estavam -e ainda estão- sofrendo por causa dos problemas econômicos. Naquela época, todas as notícias falavam sobre como as pessoas estavam sendo aconselhadas a cortar suas despesas em roupas. Não me lembro de ninguém dizendo: "Não vá ao cinema" ou "não vá jantar fora"! Eu e aqueles que logo apoiaram o Fashion's Night Out queríamos lembrar a todos que a moda é alguma coisa que realmente pode transformar e enriquecer nossas vidas e a compreensão que temos de nós mesmos. A reação foi inacreditável e mostra o que pode ser feito se todos trabalhamos juntos. Eis porque "Vogue" envolveu-se tanto com o evento nos últimos meses: ele é uma outra parte do que fazemos nesta revista. Nós não nos sentamos atrás de nossas mesas apenas e ficamos assistindo à derrocada de uma indústria que nos apaixona; fazemos o possível para ajudar o mundo da moda em escala global.

FOLHA - Como vê a participação de São Paulo no evento?
WINTOUR
- O envolvimento de São Paulo é crucial, porque a cidade tem uma semana de moda que atrai uma multidão internacional e estilistas que estão se tornando cada vez mais conhecidos em todo o mundo. A moda não existe mais apenas nas passarelas de Nova York -ela está em toda parte.

FOLHA - O que vai mudar na moda depois da crise econômica?
WINTOUR
- Neste exato momento, a questão do Fashion's Night Out é recordar às pessoas que o ato de fazer compras pode ser divertido e alegre. Se conseguirmos isso no dia 10, já teremos feito diferença. E o que dizer do futuro? Contanto que os estilistas possam pensar criativamente e comercialmente e sigam produzindo belas roupas que são sensíveis ao mundo para o qual elas foram criadas, sempre haverá mulheres que irão querer vestir essas roupas -e nós continuaremos a fotografá-las e a falar sobre elas.



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