São Paulo, sexta, 4 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Herval Rossano toca projetos fora da Globo

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

Desde que o diretor de núcleo da Globo Herval Rossano, 60, perdeu o comando dos programas "Você Decide" e "Vídeo Show" , tem tido tempo para realizar projetos que estavam na gaveta havia algum tempo.
Rossano diz que ficou sem "tarefas" na emissora porque não corresponde "ao estilo da nova direção da Globo, especificamente de Daniel Filho, o homem de confiança de Marluce", explicação que afirma ter escutado da própria Marluce Dias da Silva, superintendente-executiva da emissora.
Entre os projetos a que Rossano tem se dedicado, está a peça "Só para Divertir", que estréia no próximo dia 11, no teatro Clara Nunes, no Rio. Ele é produtor, diretor e protagonista do espetáculo adaptado por Gugu Olimecha do texto "Pedra no Sapato", do teatrólogo francês Georges Feydeau.
Segundo ele, a peça, como o nome diz, é só para divertir, "não tem nenhuma profundidade, não leva nenhuma mensagem".
A opção pelo tema vem da certeza tirada de sua experiência como diretor de televisão no Brasil e no exterior -só na Globo está há 28 anos- de que "o povo gosta das coisas mais simples".
"Ser simples" é, para Rossano, o que leva ao êxito. É também a explicação que encontra para o sucesso de Carlos Massa, o Ratinho -classificado por ele como "fenômeno"-, que apresentava o programa "Ratinho Livre", na Record, e que na última semana transferiu-se para o SBT.
"A televisão no Brasil está passando por uma fase de insegurança quanto à audiência com o aparecimento de fenômenos como o Ratinho. O carisma desse homem está abalando estruturas já consolidadas", disse Rossano.
O diretor admite que, na época em que comandava o "Você Decide" -programa que vai ao ar nas noites de quinta, horário em que a Globo várias vezes perdeu em audiência para a Record-, o Ratinho o "incomodou bastante".
"Eu sofria muito e me sentia impotente. Mas nem eu nem ninguém podemos fazer qualquer coisa, porque ele é quem está com a bola cheia na televisão. Só não sei se isso vai continuar no SBT."
Rossano afirmou que, mesmo não tendo assistido ao "Você Decide" depois que o programa passou a ser dirigido por Wolf Maya, sabe que "o Ratinho está incomodando muito mais".
Marluce alega que a Globo perdeu audiência para o "Ratinho Livre" em dias em que o programa apresentou fatos eventuais que chamaram atenção do público e que isso não preocupa a emissora.
"A Globo está passando por uma fase de indecisão quanto à programação. A adaptação à transferência de poder do Boni para a Marluce proporciona insegurança até mesmo em quem toma as decisões", disse Rossano.
"A cobrança e a comparação são inevitáveis. Entendo que as pessoas fiquem indecisas em aprovar ou desaprovar projetos."
Na lista de projetos que esperam o aval de Marluce, Rossano tem o piloto "Grandes Golpes" -histórias de 15 minutos que mostram "contos do vigário"- que quer exibir no "Fantástico".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.