São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


No compasso da montagem

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mundo está cada vez mais acelerado, nos diz o cinema. Seguindo esse caminho, um tanto manjado, melhor partir de 1973, com o magnífico "O Estranho sem Nome" (Telecine Classic, 23h55), de Clint Eastwood, onde os tempos eram mais calmos.
Em 1982, Sean Connery aumenta o gás e põe uma bela peruca para assumir a reciclagem norte-americana da série 007 em "Nunca Mais Outra Vez" (TNT, 22h), que o aproxima dos filmes de ação. Ainda assim, ele sabia por que corria.
Aí chegamos à enganação "Corra, Lola, Corra" (TNT, 19h30), onde a correria da personagem é pra lugar nenhum, jurando responder aos tempos atuais. O fato é que, no cinema, a aceleração nasce antes na mesa de montagem e depois do mundo. O velocista, portanto, é o cineasta.

TV ABERTA

Drácula Morto, Mas Feliz
Record, 14h.
(Dracula - Dead and Loving It). EUA, 1995, 88 min. Direção: Mel Brooks. Com Leslie Nielsen, Peter MacNicol. Comédia de Mel Brooks, portanto sátira. Sátira de Drácula, coisa que até o velho Bela Lugosi já fazia. Uma velha comédia, em suma.

American Ninja 5
Globo, 15h35.
(American Ninja 5). EUA, 1992, 99 min. Direção: Bobby Gene Leonard. Com David Bradley, Anne Dupont. Jovem ninja e lutador adulto tentam, juntos, livrar cientista das mãos de industrial que pretende dominar a humanidade, via fórmula química. Idéia boa para seriado dos anos 30.

102 Dálmatas
SBT, 22h30.
(102 Dalmatians). EUA, 2000, 100 min. Direção: Kevin Lima. Com Glenn Close, Ioan Gruffudd, Alice Evans. Depois de passar por tratamento de choque, Cruella (Close) é reintegrada à sociedade. Só sua agente de condicional desconfia que ela na verdade não está curada de sua obsessão por casacos de pele de dálmatas. Antes estivesse: esta é uma pobre seqüência do original.

Intercine
Globo, 1h35.
Na terça, passa o vencedor da disputa entre "Fogo Sagrado" (Austrália, 1999, de Jane Campion, com Kate Winslet, Harvey Keitel) e "O Veredicto" (1982, de Sidney Lumet, com Paul Newman, James Mason, Charlotte Rampling).

Doutor Detroit e Suas Mulheres
SBT, 2h40.
(Doctor Detroit). EUA, 1983, 89 min. Direção: Michael Pressman. Com Dan Aykroyd, Howard Hesseman. Tímido professor é, justamente por seu jeito, atraído ao mundo do crime, onde se faz passar pelo inexistente e temível doutor Detroit. Em vista do que tornar-se-á mesmo temível. Do tipo de filme que promete, mas não cumpre.

Lisa
Globo, 3h50.
(Lisa). EUA, 1990, 95 min. Direção: Gary Sherman. Com Cheryl Ladd, D.W. Moffett. Garota diverte-se tirando fotos de homens bonitos. Um desses homens é um assassino, o que vai complicar sua situação. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Desarmamento? Vou votar no "Bang Bang"!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.