São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum mostra experiências de Grampá

Quadrinista gaúcho premiado pelo Eisner Awards lança no Brasil o sombrio e violento "Mesmo Delivery"

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O quadrinista gaúcho Rafael Grampá, 30, lançou nesta semana "Mesmo Delivery", seu primeiro álbum solo. Este lançamento tem uma peculiaridade: apesar de ser uma estréia, já traz, na bagagem, um Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos norte-americanos. Em julho deste ano, a HQ "5", da qual Grampá participou com quatro amigos, entre eles os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, venceu o Eisner Awards na categoria de melhor antologia.
"Isso é uma grande sorte", diz Grampá. "Participei de um projeto bacana, com um pessoal ótimo. Foi sorte ter começado neste momento." "Mesmo Delivery" narra a viagem de dois homens que conduzem um caminhão de carga. O motorista é um enorme ex-boxeador e o passageiro, um ex-imitador de Elvis Presley. Ambos são sombrios e misteriosos, o que serve de ponto de partida para uma aventura de suspense, violência e experimentações gráficas na maneira de conduzir a narrativa.
"Histórias para contar eu sempre tive", conta Grampá. "Eu queria achar um traço meu, algo que não fosse parecido com o de outros artistas." "Mesmo Delivery" foi lançado nos EUA há três meses, antes de sair aqui no Brasil. O objetivo era aproveitar a convenção de quadrinhos San Diego Comic-Con, ponto de encontro de artistas e palco de lançamentos, além de ser o evento em que são divulgados os vencedores do Eisner Awards.
Além de voltar com o prêmio na bagagem, Grampá ainda conseguiu outro "presente", este mais inesperado do que vencer a premiação. Na convenção, ele entregou "Mesmo Delivery" para o roteirista norte-americano Brian Azzarello, que escreve as aventuras do popular mago e anti-herói John Constantine para a DC Comics.
Azzarello gostou do que viu e convidou Grampá para um trabalho em conjunto. O gaúcho agora está desenhando uma edição especial de "Hellblazer", revista com as histórias de Constantine -o 250º volume. Apesar dessa experiência com Azzarello, Grampá planeja "vôos solo" para seus próximos trabalhos. "O que eu quero mesmo é bolar meus personagens, narrar meus roteiros." A julgar pelo resultado e repercussão de seus primeiros trabalhos, muitas HQs ainda virão.


MESMO DELIVERY
Autor: Rafael Grampá
Editora: Desiderata
Quanto: R$ 39,90 (56 págs.)


Texto Anterior: Thriller: Luta quixotesca move "Conduta de Risco"
Próximo Texto: Antonio Cicero: Que é a poesia?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.