São Paulo, sexta-feira, 04 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cultura vai trocar programa com a China

João Miguel Jr./TV Globo
ATRÁS DAS CÂMERAS Fernanda Souza mostra a Flávia Alessandra foto que tirou da gravação, terça-feira, do casamento de Cristina (Flávia) e Rafael (Eduardo Moscovis) em "Alma Gêmea"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Cultura está negociando com a Beijing TV, segunda maior rede da China, com cerca de 300 milhões de telespectadores, um intercâmbio de programas. Uma delegação chinesa esteve na Cultura na última segunda-feira.
Segundo Marcos Mendonça, presidente da Cultura, já foi acertada verbalmente a troca da série infantil "Cocoricó" por um desenho educativo chinês. "Vamos formalizar a parceria até o Carnaval", anuncia Mendonça.
Segundo o executivo, será uma permuta. "A partir dessa parceria, queremos trabalhar uma nova, de co-produção. A China é grande produtora de animação. É possível que os chineses façam o desenho de ‘Cocoricó’", diz.
Independentemente da parceria com Beijing TV, a Cultura está montando uma estrutura de produção de desenhos no Brasil. Atualmente, trabalha numa "radiografia" do setor no país, com empresas produtoras e custos.
"Já cadastramos mais de cem empresas. Queremos que essas empresas trabalhem em escala, cada uma produzindo uma etapa de determinada série de animação", afirma Mendonça.
O plano da Cultura é fazer com a animação uma versão do extinto PIC-TV, programa de incentivo ao cinema. A Cultura funcionaria como uma gestora de um pacote de produções, que teriam recursos do governo do Estado de São Paulo e de empresas, via leis federais de incentivo fiscal.

OUTRO CANAL

Reserva O SBT estuda montar um "banco de elenco". Ou seja, assim como Globo e Record, quer ter atores contratados por longo prazo, e não apenas por "obra certa". Depois que a Record entrou para valer no ramo da teledramaturgia, ficou difícil para o SBT montar elencos de suas novelas _e escalação, mesmo sem a concorrência da Record, já não era o forte da emissora.

Revisão Série que estréia domingo no canal Telecine, "Over There", sobre a Guerra do Iraque, pode não ter uma segunda temporada. Segundo a imprensa americana, o canal FX (o dos EUA) não pretende renovar contrato para uma nova leva de episódios. A série estreou bem, com 4,1 milhões de telespectadores, mas declinou.

Enlatado A Globo ainda não bateu o martelo. Mas tudo indica que exibirá a quarta temporada do seriado "24 Horas" em janeiro e a primeira de "Lost" em fevereiro. É certo que ambas as séries entrarão no ar no verão, no horário do "Programa do Jô".

Fatura A modelo Letícia Birkheuer, que estréia como atriz em "Belíssima", faturou com a festa de lançamento da novela, no último sábado, no Ibirapuera (São Paulo). Chegou ao evento e posou para fotógrafos a bordo de um sedã de luxo da marca Audi, que fez questão de elogiar. Letícia, no entanto, não era uma "simples" usuária do carro, mas garota-propaganda dele.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.