São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

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Crítica/design

"Pensar com Tipos" é mais do que manual

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, onde houve um "boom" recente de escolas de design e existe uma restrita bibliografia na área, "Pensar com Tipos", da americana Ellen Lupton, deve virar um livro-referência.
Lupton, reconhecida profissional de design gráfico nos EUA -é curadora de design no Cooper-Hewitt National Museum e diretora do programa de design do Maryland Institute College of Art- assina um livro em que a preocupação didática é evidente, mas que foge do formato de manual, dialogando com diversas áreas.
A escola nova-iorquina Cooper Union, de onde Lupton vem, se notabilizou por construir diálogos entre as linhas européias de design, como a suíça, com a menos rígida vertente norte-americana, que se apropria da comunicação popular com mais intensidade. Em nível teórico, trabalha com estudos de linguagem, como os feitos por Saussure, e quis refleti-los no design gráfico enfatizando a clareza e a acesso fácil em seus projetos.
Essa flexibilidade do olhar da autora não resultou em um livro que prescinda da evolução do design. Ela traz exemplos conhecidos na área, ainda muito contemporâneos, como as tipografias criadas por nomes dos movimentos De Stijl (o neoplasticismo ao qual Mondrian pertencia) e Bauhaus (escola-chave no racionalismo moderno), como Theo Van Doesburg (1883-1931), Vilmos Huszár (1884-1960) e Herbert Bayer (1900-1985).
Ao mesmo tempo, pontua a publicação com exemplos atuais de webdesign, comentando conceitos que ganham peso com a difusão da internet, como navegação.

Estrutura
A autora divide o livro em três segmentos básicos: letra, texto e diagrama. Há capítulos complementares de grande valia, como um só de dicas úteis e um apêndice bibliográfico.
Lupton costura seu texto com imagens que o destacam.
"Este não é um livro sobre fontes, é um livro sobre como usá-las", escreve a autora na abertura de seu capítulo sobre letras, distanciando sua obra do conceito de manual tipográfico. Na mesma página, em forma de "l", coloca um texto impresso de Johannes Gutenberg, de 1456.
A edição brasileira presta um tributo ao design gráfico artesanal daqui, com quatro versões de capa em lambe-lambe (feita com tipos móveis de madeira e bastante comum em cartazes de ruas). O miolo do livro foi adaptado por André Stolarski e Flávia Castanheira. Elaine Ramos assina a capa.


PENSAR COM TIPOS    
Autor: Ellen Lupton
Tradução: André Stolarski
Editora: Cosacnaify
Quanto: R$ 55 (184 págs.)


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