UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ

Personagem criado pelo biólogo Fernando Gonsales atinge a maioridade, "desafia" Mickey Mouse e ganha compilação de tiras

Níquel Náusea chega aos 18 menos raivoso

ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

A maturidade conferiu a Níquel Náusea, 18, um corpinho azul, mulher, dezenas de filhos, mais amigos e menos raiva da vida -mas não de Mickey Mouse. Criado por Fernando Gonsales em 1985, o rato "nasceu de parto normal com mais 14 irmãos".
"Escolhi um rato para a tira porque os ratos vivem no mundo dos humanos sem pedir licença. Acho legal isso", diz Gonsales, que lança hoje, no Centro Cultural São Paulo, o livro "Nem Tudo que Balança Cai", uma coletânea de tirinhas "feitas há uns seis, sete anos".
Desde o seu início, quando venceu um concurso de quadrinhos na Folha e começou a ser publicada, a tirinha sofreu algumas mudanças. Níquel, então bastante bilioso, ganhou um tom mais suave, outros traços (já é quase um bípede), e mais personagens entraram nas histórias. "Acho que quem mudou também fui eu, e isso acaba refletindo na tira", afirma Gonsales, 42. Mas as cores que a impressão ganhou ajudaram a mudar o Níquel? "A cor na tira não foi determinante para mudar o temperamento do rato, que já estava em processo de relax."
E o Mickey Mouse? O papel do Níquel Náusea é o de se contrapor ao personagem da Disney? "O Níquel é uma ratazana de esgoto e não deve ser confundido com um reles camundongo que usa trajes de cores berrantes", brinca. "O Níquel nutre uma ponta de inveja do sucesso do seu parente ianque e gosta de avacalhar o primo."
Gonsales é biólogo e veterinário. Não por acaso, pelas páginas do livro surgem surpresas do mundo animal, como a joaninha "macho pra caramba". "As características de cada bicho são meio caminho andado para uma tira. Porco, por exemplo, é um caso sério. Gordão, enlameado, solta sons estranhos. E posso fazer piada com os três porquinhos."


NÍQUEL NÁUSEA: NEM TUDO QUE BALANÇA CAI. De: Fernando Gonsales. Lançamento hoje, às 19h, na Gibiteca Henfil - CCSP (r. Vergueiro, 1.000, SP, tel. 0/xx/11/3277-3611, r. 247).


Texto Anterior: Design: Alain Quernec palestra sobre cartazes no MIS
Próximo Texto: Documentário: Pop ilumina "Enlouquecidos por Monet"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.