São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Governo reduz publicidade e frustra TVs

Maior anunciante do país, o governo federal, com seus ministérios e estatais, reduziu sensivelmente os gastos com publicidade neste final de ano, reclamam as redes de TV.
As emissoras esperavam que, após a vitória Lula no segundo turno, o governo "abrisse as torneiras", que estavam fechadas durante a campanha eleitoral devido a restrições legais. Mas isso não aconteceu. A publicidade, dizem as TVs, está chegando só em conta-gotas.
Segundo as emissoras, o governo e as estatais praticamente só estão cumprindo contratos assumidos anteriormente, como os de patrocínio de telejornais e eventos, como o Pan do Rio. Além disso, há algumas campanhas curtas, como uma do Banco do Brasil e outra do Ministério da Saúde.
O principal problema seria indefinição no governo, uma vez que muitos técnicos, secretários e ministros não devem continuar em seus cargos. A Folha apurou também que a Secom (Secretaria de Comunicação Institucional), ligada à Presidência, tem priorizado a resolução de problemas apontados pelo TCU em cartilhas. E a Caixa está trocando agências.
A redução dos gastos oficiais já afeta as redes. Na Band, por exemplo, o impacto foi de 5% sobre sua receita global.
A Secom nega que tenha havido corte nos gastos. Afirma que as "campanhas estão normais" e que as estatais "estão cumprindo o planejamento".

ESTRANGEIRA A Globo detectou que Sonia Braga, por ter vivido fora do país, é quase desconhecida por telespectadores com menos de 25 anos. Isso explica, em parte, a falta de repercussão de sua atuação em "Páginas da Vida".

MAIS TEVÊ 1 Tem mais gente vendo TV neste ano. De janeiro a novembro de 2006, a média de televisores ligados na Grande São Paulo durante todo o dia (das 7h às 24h), foi de 45,5%, contra 44,8% em 2005.

MAIS TEVÊ 2 A Record foi a rede que mais cresceu. Sua média diária subiu de 5,0 pontos em 2005 para 6,1 neste ano (aumento de 22%). A Band foi de 2,0 para 2,2 pontos (mais 7%) e a Globo, de 21,2 para 21,6 (mais 2%). Já SBT e Rede TV! caíram no Ibope.

INQUÉRITO 1 O autor de "Páginas da Vida", Manoel Carlos, mandou um de seus colaboradores fazer uma pesquisa detalhada sobre seqüestros. Ele usou o aprendizado para escrever as cenas sobre o seqüestro de Luciano (Rafael Almeida), que começa a se desenrolar nesta semana.

INQUÉRITO 2 O seqüestro da novela _orquestrado pelo crime organizado para pressionar a mãe de Luciano, a procuradora da República Tereza (Renata Sorrah)_ tentará ser fiel à realidade. A novela mostrará detalhes das negociações pelo resgate, o rapaz sofrendo ameaças, o trabalho da polícia etc.

SEM JUSTIÇA A Globo recusou projeto da O2 de produzir um seriado sobre os promotores de Justiça.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.