São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reúne coberturas históricas de Newton Carlos

Testemunha ocular da Revolução dos Cravos e de golpe no Chile, jornalista destrincha marcos da carreira

CLÓVIS ROSSI
COLUNISTA DA FOLHA

Raras vezes o título de um livro diz tanto sobre o seu autor como "De Olho no Mundo", que o jornalista Newton Carlos acaba de lançar, pela editora Revan.
Newton Carlos foi repórter da Folha e é colunista do "Correio Braziliense", incumbido de coberturas históricas, como a da Revolução dos Cravos (Portugal, 1974) ou as primeiras eleições livres e democráticas na Espanha, depois da morte do generalíssimo Francisco Franco, em 1977.
Mas o olhar sobre o mundo que Carlos deita vem de antes. Foi o primeiro jornalista com maior número de fontes e de coberturas na América Latina, numa época em que o jornalismo brasileiro, culturalmente colonizado ou pela Europa ou pelos Estados Unidos, dava as costas para a sua vizinhança.
Neste livro, ele recupera histórias desses tempos ou de momentos mais duros, como os do golpe de Augusto Pinochet no Chile (1973) e todo cortejo de violência que a ele se seguiu.
Impressiona o fato de que o jornalista tenha tido fôlego e pique para chegar até o mais recente fenômeno da política internacional, que é a ascensão da China.
Certamente por isso, como diz Janio de Freitas no prefácio, o trabalho de Newton Carlos influenciou "novos jornalistas, atraídos para a temática de política internacional, e formou uma linhagem de seguidores".

DE OLHO NO MUNDO

AUTOR Newton Carlos
EDITORA Revan
QUANTO R$ 24 (148 págs.)


Texto Anterior: Lançamento: Araquém Alcântara lança livro de fotos em preto e branco
Próximo Texto: Crítica/Filosofia Política: Especialista dialoga com revolucionários franceses
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.