São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula insinua que Juca Ferreira não ficará no Ministério da Cultura

Presidente diz que baiano "não precisa de cargo" para seguir na área

MARCELO BORTOLOTI
DO RIO

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, que aconteceu anteontem no Teatro Municipal do Rio, estava um palco armado para coroar o esforço de Juca Ferreira pela permanência no Ministério da Cultura.
Logo no início da festa, ele surgiu atrás de um enorme telão que projetava paisagens brasileiras para discursar sobre algumas das realizações do MinC.
Pouco depois, na tribuna de honra do teatro, ao lado do presidente Lula, ouviu manifestações de "olé, olé, olé, Juca, Juca" e "fica Juca", enquanto acenava para a plateia de artistas e profissionais da área cultural.
Tudo corria bem até o discurso de Lula. Em seu pronunciamento informal, mas diplomático, o presidente insinuou que Juca não fica.
Disse que gostaria de ver a "companheira Dilma" ali para ouvir as manifestações de apoio. "Juca, eu não sei se você fica, mas, do fundo do coração, agradeço por ter sido meu ministro da Cultura."
No final da fala, mais uma insinuação: "Juca, homens como você não precisam de um cargo para fazer coisas pela cultura".
Foi uma injeção de desânimo para o ministro, que nas últimas semanas cumpre uma agenda de candidato.
Na terça, participou em São Paulo de um jantar em apoio à permanência no cargo, organizado pelo maestro João Carlos Martins. Na quarta, foi a um almoço no Rio organizado por Fernanda Abreu, com presença de Frejat, Domingos Oliveira, Aderbal Freire-Filho e Dira Paes.
Há previsão de encontros no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e no interior de São Paulo, além do manifesto "Fica Juca", que circula na internet coletando assinaturas da classe artística.


Texto Anterior: Bate-papo: Boris Fausto lança seu segundo volume de memórias com debate
Próximo Texto: Drauzio Varella: Violência contra homossexuais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.