São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Gil & Milton" concorre ao Grammy 2002
A banda irlandesa U2, que lançou um dos mais aclamados álbuns do ano passado, liderou a lista de indicações ao prêmio Grammy, o mais importante da indústria musical, disseram os organizadores na sexta-feira.
Enquanto a edição 2001 do Grammy foi marcada pela polêmica, quando o rapper Eminem roubou todas as atenções, desta vez o veterano grupo roqueiro conquistou oito indicações, incluindo melhor álbum, música e gravação do ano.
Os únicos brasileiros indicados para o 44º Grammy são Gilberto Gil e Milton Nascimento, pelo álbum "Gil & Milton", na categoria melhor álbum de world music. A dupla vai concorrer com Afro Celt Sound System, por "Volume 3: Further in Time", Cesária Évora, por "São Vicente", John McLaughlin, com "Saturday Night in Bombay - Remember Shakti", e Ravi Shankar, "Full Circle/Carnegie Hall 2000".
As novatas India Arie e Alicia Keys tiveram sete e seis indicações, respectivamente. As divas do R&B vão competir uma contra a outra na categoria melhor novo artista, categoria que também tem David Gray, Nelly Furtado e a banda Linkin Park como indicados.
O compositor e maestro clássico Pierre Boulez também foi indicado para seis prêmios.
Entre os que tiveram cinco indicações está a cantora de bluegrass Alison Krauss, o cantor de R&B Brian McKnight e a duo de R&B Outkast.
O veterano roqueiro Bob Dylan é um dos que receberam três indicações, incluindo álbum do ano, pelo seu aclamado "Love and Theft".
Outros indicados para álbum do ano são "Acoustic Soul", de India Arie, "Stankonia", do Outkast, "All That You Can't Leave Behind", do U2, e a trilha sonora do filme "O Brother, Where Art Thou?"
Os vencedores do Grammy serão anunciados no dia 27 de fevereiro em uma cerimônia no Staples Center em Los Angeles.
(DA REUTERS, EM LOS ANGELES)

Texto Anterior: Música erudita: Ópera de Vivaldi será encenada pela 1ª vez
Próximo Texto: Eugênia pedirá guarda de filho de Cássia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.