São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cidade de Deus" "exporta" profissionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Fenômeno no Brasil -com 3,2 milhões de espectadores, o recorde de público nacional em 2002- e sucesso em países como Estados Unidos, França e Inglaterra, onde foi lançado comercialmente, o longa-metragem "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, baseado no livro homônimo de Paulo Lins, abriu as portas do mercado internacional para outros integrantes de sua equipe e elenco, além de Seu Jorge.
A atriz Alice Braga, sobrinha de Sônia Braga, que em "Cidade de Deus" é Angélica, a garota dos sonhos de Buscapé, foi escolhida como protagonista de "Sólo Dios Sabe", co-produção entre México e Brasil dirigida pelo mexicano Carlos Bolado ("Promessas de um Mundo Novo"), cujas filmagens começaram na semana passada, em Salvador.
Alice interpreta a estudante brasileira Dolores. Ela tem um romance com o jornalista mexicano Damian, papel do ator Diego Luna ("E Sua Mãe Também"). Antes de aceitar ser Dolores, a atriz foi convidada para outros testes em filmes estrangeiros, inclusive a superprodução inédita "Tróia", estrelada por Brad Pitt.
Na sequência de "Cidade de Deus", o fotógrafo Cesar Charlone filmou com Tony Scott (irmão de Ridley) parte de seu novo filme, "Man on Fire", e desse set seguiu para um trabalho com Spike Lee. Os atores Gero Camilo (Paraíba) e Charles Paraventi (Tio Sam) também receberam convite da produção de Scott.
Depois de ganhar o prestigiado prêmio inglês Bafta pela montagem de "Cidade de Deus" (derrotando "Chicago", "Gangues de Nova York", "As Horas" e "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres"), Daniel Rezende fez a edição de "Diários de Motocicleta", filme de Walter Salles produzido por Robert Redford que estreará neste mês no Festival de Sundance, e já tem novo trabalho acertado com os estúdios Universal, no Canadá.
É também com a Universal que Fernando Meirelles acordou dirigir uma superprodução em 2006. Pelo selo Focus Feature, através do qual a Universal produz filmes menos comerciais, ele dirigirá neste ano uma adaptação do romance inglês "O Jardineiro Fiel", de John Le Carré, com Ralph Fiennes no papel principal. (SA)



Texto Anterior: Salve Jorge
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.