São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

A Herança de Mr. Deeds  
Globo, 16h26. (Mr. Deeds). EUA, 2002, 96 min. Direção: Steven Brill. Com Adam Sandler, Winona Ryder, John Turturro, Steve Buscemi.
Sandler faz o ingênuo Deeds, que, após receber como herança um império no valor de US$ 40 bi, deixa sua cidadezinha e trata de implantar seus métodos puros e cheios de boa vontade na cidade grande. Remake de "O Galante Mr. Deeds", o clássico de Frank Capra. Da série "a história se repete como farsa".

Babar - O Filme   
Cultura, 19h. (Babar - The Movie). Canadá/ França, 1989, 70 min. Direção: Alan Bunce.
Nesta animação, o elefante Babar, personagem presente em alguns outros filmes, enfrenta as dificuldades de governar, o que, entre tantas coisas, conta com um ataque de rinocerontes brutal. O diferencial é ser uma produção não-americana, o que é algo um tanto raro por aqui.

Coração Iluminado    
Cultura, 22h30. Brasil/ Argentina/ França, 1996, 112 min. Direção: Hector Babenco. Com Maria Luisa Mendonça, Walter Quiroz, Xuxa Lopes.
Homem ausente há 20 anos volta a Buenos Aires para visitar o pai, doente. Recordará, ali, uma grande paixão de juventude. Filme bastante irregular de Babenco, ainda que amarre muito bem os fluxos do personagem, mergulhado num devaneio entre a memória, o real, o corpo, o espírito e a loucura. E que loucura: Maria Luisa Mendonça.

Teoria da Conspiração   
SBT, 22h35. (Conspiracy Theory). EUA, 1997, 135 min. Direção: Richard Donner. Com Mel Gibson, Julia Roberts.
O taxista Gibson desenvolve diversas teorias conspiratórias, que partilha com mulher que trabalha no Departamento de Justiça, por quem é obcecado. Até que um belo dia uma de suas teorias mostra que tem sentido. Um típico filme de artesão, ou seja, bem confeccionado, com roteiro afinado e imagens à altura, feito por um Richard Donner em momento feliz.

Mulheres Perfeitas    
Globo, 22h50. (The Stepford Wives). EUA, 2004, 93 min. Direção: Frank Oz. Com Nicole Kidman, Matthew Broderick, Bette Midler, Glenn Close, Christopher Walken.
Depois que deixa de ser executiva de uma rede de TV, Kidman se muda com o marido Broderick para a comunidade de Stepford, pequena e exclusiva. Ali, logo se verá, as mulheres parecem ser perfeitas. Mas o que define, afinal, a idéia de perfeição? Poderiam ser mulheres vitimadas por uma lavagem cerebral, por exemplo. A comédia envolve-se nesse viés talvez de maneira um tanto demonstrativa demais. Ainda assim, Frank Oz tem seus momentos, e esta é uma opção considerável.

Tensão Sexual  
Bandeirantes, 2h. (Watch Me). EUA, 1996, 90 min. Direção: Lipo Ching. Com Jennifer Burton, Robert Medford, Kehli O'Byrne.
Fotógrafo voyeur fica olhando mulher até descobrir que ela também anda o espiando. Redundâncias à parte, seria interessante pensar o que atrai alguém a ver um filme que muito promete e pouco mostra. Ou, ainda, que mostra mal aquilo que mostra (com perdão, aqui, às redundâncias).

A Namorada do Soldado   
Globo, 2h50. (A Soldier's Sweetheart). EUA, 1998, 112 min. Direção: Thomas Michael Donnelly. Com Kiefer Sutherland, Georgina Cates, Skeet Ulrich, Daniel London.
Durante a Guerra do Vietnã, um médico consegue fazer com que a namorada, também americana, se junte à unidade, o que provoca uma série de problemas -um deles é o desaparecimento da moça. O filme, feito para TV, enfoca uma unidade médica, de maneira que o seu centro não é tanto a ação (no quadro da guerra) quanto as repercussões da ação. (IA e PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Pede pra sair, Galvão!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.