São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

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+ nos EUA

Editora tenta criar novo Harry Potter

MOTOKO RICH
DO "NEW YORK TIMES"

Com a conclusão da série "Harry Potter", a Scholastic, editora responsável por publicar nos Estados Unidos os bem-sucedidos romances de J.K. Rowling, leva adiante planos de uma nova série, chamada "The 39 Clues", que terá dez romances (o primeiro chega às livrarias em setembro), jogos na web, cartões colecionáveis e prêmios em dinheiro. O projeto mostra o reconhecimento pela Scholastic de que as crianças se sentem tão fascinadas pela internet e pelos videogames quanto pelos livros.
"Nós queremos procurar as crianças nos lugares em que elas preferem e fazer parte de seu mundo completo, e não apenas de um aspecto dele", disse David Levithan, diretor editorial executivo da Scholastic. "Nossa definição do projeto é que ele será subversivamente educativo", completa.
A série será dirigida a leitores com idades entre 8 e 12 anos e oferecerá romances de mistério sobre a história de uma família secular, os Cahill, supostamente o clã mais poderoso do mundo. Figuras históricas famosas, como Benjamin Franklin e Mozart, eram membros da família.
A trama gira em torno da corrida de dois jovens Cahill, Amy, 14, e Dan, 11, contra outros ramos da família para encontrar a primeira das 39 pistas que levam ao poder absoluto.
Rick Riordan, autor dos bem-sucedidos romances da série "Percy Jackson" -de tom mitológico, dirigida a pré-adolescentes-, escreveu o primeiro dos títulos da nova série, "The Maze of Bones", e delineou a linha narrativa dos nove volumes seguintes.
Os livros sairão em intervalos de dois a três meses, e a editora já contratou Gordon Korman, autor de "Swindle" e "Schooled", dirigidos a alunos do ensino médio, para o segundo volume. Peter Lerangis, autor de livros nas séries "Spy-X" e "Watcher", responderá pelo volume três, e Jude Watson, que escreveu sobre aventuras anteriores à trama de "Guerra nas Estrelas", cuidará do número quatro.
A série também representa o esforço da Scholastic para criar uma marca sobre a qual ela detenha todos os direitos. Rowling controla os direitos sobre a série "Harry Potter", o que significa que ela pode negociar contratos de cinema e licenciamento por conta própria, sem dividir o dinheiro com a editora.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

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