São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Fábrica de novelas da Globo crescerá 30%

Proclamado pela TV Globo o maior centro de produção de televisão "das Américas", com 1,65 milhão de m2 de área total, o Projac, no Rio, será ampliado em 30% de 2007 a 2010, informa Octávio Florisbal, diretor-geral da emissora.
Inaugurada em 1995, a "usina de sonhos", como também é chamado o Projac, vai ganhar novos estúdios, um teatro, um prédio central (que abrigará áreas como vendas, recursos humanos e comunicação) e novos postos de apoio às cidades cenográficas. Atualmente, esses postos, que servem para os atores se maquiarem e descansarem, são contêineres.
Outra novidade será a construção de um domo, semelhante ao usado para a gravação da microssérie "Hoje É Dia de Maria", mas desta vez permanente. A principal vantagem é que ele permite tomadas de câmera de 360 graus. O centro de pós-produção, que ganha importância com a adoção da TV digital, também será ampliado.
De acordo com Florisbal, os dez estúdios do Projac estão "100% ocupados". Segundo o executivo, além de abrigar as tradicionais produções da Globo, os novos espaços serão usados para a geração de conteúdo para os canais pagos do grupo e para celulares -mídia que a Globo começará a explorar neste ano. A ampliação do Projac também alimenta um sonho mais ousado: "Queremos nos capacitar para produzir fora do Brasil", afirma Florisbal.

BASE ALIADA
O jornalista Rodrigo Vianna, que deixou a Globo em dezembro acusando a emissora de manipulação na cobertura das eleições de 2006, assina hoje contrato de três anos com a Record. Na nova emissora (ligada à Igreja Universal, cujo partido político integra a base aliada do governo Lula), ele será repórter especial, atuando principalmente no "Jornal da Record".

NOTÍCIA QUENTE
O "Jornal da Record", que há um ano trocou o âncora Boris Casoy por uma linguagem idêntica à do "Jornal Nacional", fechou janeiro com sua melhor média mensal no Ibope, de 11 pontos -o dobro do que tinha em janeiro de 2006. Na Globo, o "JN" também teve um bom janeiro, com 34 pontos de média. A cratera do metrô ajudou a ambos os telejornais.

JORNAL DO TELEFONE
Silvio Santos vem acompanhando as gravações de pilotos do "novo" "SBT Brasil". Ele quer juntar na mesma bancada a ex-"Casa dos Artistas" Cinthia Benini e Carlos Nascimento, que será obrigado a atender a telefonemas de telespectadores. Na semana passada, Silvio Santos ameaçou ir pessoalmente ao estúdio mostrar como queria que o jornal fosse apresentado.

ADEUS, VIDEOCLIPE
A MTV comemora os resultados das mudanças em sua programação, que praticamente aboliu o videoclipe. Sua antiga faixa de videoclipes, das 15h30 às 19h, teve um crescimento de 24% no Ibope em janeiro. O faturamento no horário (em que agora são exibidos programas como "Covernation"), também subiu 25%.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.