São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucesso de audiência nos EUA, quinta temporada do seriado "24 Horas" começa a ser exibida dia 13 no Brasil pelo canal pago Fox

Jack não morreu

LÚCIO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

O espírito da coisa é mais ou menos assim: se você está são e salvo lendo este texto, é graças a Jack Bauer. Ele já livrou o mundo (tudo bem, os EUA) quatro vezes de ataques terroristas avassaladores e começa no próximo dia 13 a enfrentar "o mais difícil de seus dias" quando outra carga pesada terrorista vem à tona na nova temporada da série "24 Horas", a quinta, que começa a ser exibida no Brasil. Espécie de McGyver moderno, o "indestrutível" agente secreto Jack Bauer é vivido pelo ator Kiefer Sutherland, um dos mais bem pagos de Hollywood.
"24 Horas", que mostra um dia inteiro na vida do agente e tem o celebrado formato do "tempo real" (reloginho na tela que indica a hora do dia em que a ação está se passando), começou titubeante em 2001 e hoje atinge recordes de audiência para a Fox americana.
"Quando começamos o nosso projeto, que era uma série sobre agentes desbaratando ações terroristas, veio o 11 de Setembro. A série quase não foi ao ar. Acreditamos nela e bancamos. Mas ainda assim não deixo de me surpreender com o que ela virou hoje", disse à Folha, em entrevista em Los Angeles, o ator Kiefer Sutherland (leia mais à pág. E3).
Sutherland se refere aos números que esta quinta temporada alcançou, na estréia americana, em janeiro. A Fox dos EUA botou os quatro primeiros episódios em um domingo e em uma segunda, dois em cada dia. Cerca de 35 milhões de pessoas assistiram à première, nos dois dias, em média, quando nas outras temporadas era raro um episódio chegar a 8 milhões de telespectadores.
Graças à nova temporada, "24 Horas", que acumula 39 indicações ao Emmy e oito ao Globo de Ouro, entrou pela primeira vez e segue com fôlego no milionário grupo dos 25 programas mais assistidos da TV americana. Atravessou fevereiro se equilibrando entre os 12º e 14º lugares.

O sucesso pós-seriado
Sutherland, de repente, está por todo lugar. Em abril, estréia nos EUA "The Sentinel", co-estrelando com Michael Douglas, em um papel que lembra muito o seu em "24 Horas": livrar a Casa Branca de enrascadas terroristas (o filme deve estrear no Brasil em agosto). Além disso, seu rosto está em várias capas de revistas e em programas de entrevista da TV americana. E, recentemente, fundou uma gravadora para apoiar o rock.
No final desta lista de "Bauer Power" está o longa de "24 Horas", que já está sendo formatado entre os intervalos de ação de Sutherland na série e seus outros muitos compromissos. Sutherland já cogitou escrever o roteiro.
Na nova temporada, Bauer está mais vivo do que nunca. Ele, que havia morrido e depois ressuscitado na quarta temporada, para escapar de um conflito internacional com o governo chinês, mudou de nome e se refugiou no interior. Mas, por razões que explicadas aqui seriam "spoilers" (estraga-surpresas), Bauer é forçado a retomar a luta contra o terrorismo.
Junto de Bauer, quem tem ganhado grande destaque desde a última temporada é a nerd de computadores e temperamental Chloe, interpretada por Mary Lynn Rajskub, que entrou na terceira temporada e, graças a sua simpatia ranzinza na série, conquistou papel de destaque no novo filme de Harrisson Ford, "Firewall" (estréia no Brasil dia 10/3).
Outra que lucra com seus papéis em "24 Horas" é a jovem atriz Elisha Cuthbert, que já cavou sua vaguinha na quinta temporada.

No Brasil
No país, "24 Horas" tem relativo sucesso no canal pago em que é exibido, a Fox; na Globo, quando é apresentado nas férias de Jô Soares; e é coqueluche na internet.
Enquanto nas noites de segunda "24 Horas" botou em sua quarta temporada o canal Fox entre as três emissoras mais vistas da TV paga (das 22h às 23h), na Globo manteve uma média de 46% de aparelhos ligados quando foi ao ar no flutuante horário após o "Jornal da Globo".
A Fox prepara uma estréia de gala para a quinta temporada: no domingo que vem, dia 12, às 22h, inicia uma maratona de dia inteiro de reprises da quarta temporada. Quando ela acabar, às 22h de segunda, estréiam o primeiro e o segundo capítulos da quinta.
Mais: para os assinantes de seus serviços, a DirecTV garante que passa o primeiro episódio da temporada nova um dia antes da estréia oficial na Fox. Seria no domingo, 12, em looping, das 14h às 2h, no reservado canal 117.
O trocadilho é em inglês, mas cabe. Jack is back!


O jornalista Lúcio Ribeiro viajou a Los Angeles a convite da Fox


Texto Anterior: Outro Canal - Daniel Castro: Autor de ‘Belíssima’ diz que André ama Júlia
Próximo Texto: Jack não morreu: Sutherland quer levar "24 Horas" ao cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.