São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br


Globo proíbe concorrência entre afiliadas

A Globo vetou uma operação em que o empresário J.Hawilla, dono de quatro emissoras da rede no interior de São Paulo, comprava 50% da afiliada de Juiz de Fora (MG), a TV Panorama. O negócio já estava fechado, mas teve de ser desfeito.
Hawilla controla as Globo de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga.
A Globo vetou a operação alegando que não foi informada previamente. A emissora não pode impedir seus afiliados de venderem suas propriedades, mas tem o direito de vetar a transferência do direito de retransmitir seu sinal. Oficialmente, foi isso o que ocorreu.
Mas a Globo acabou criando uma nova regra, a que impede a concorrência entre seus afiliados. A partir de agora, o dono de uma afiliada à venda terá que consultar antes as afiliadas vizinhas. O dono de uma TV no Nordeste, por exemplo, terá que oferecer seu canal a empresários da região antes de negociá-lo com colegas do Sudeste. A regra também vale para outras mídias: o dono de uma TV em Vitória não poderá lançar um jornal em Belo Horizonte.
No caso da TV Panorama, a prioridade de compra passou a ser da EPTV (Varginha).
Omar Peres, presidente da TV Panorama, confirma que a negociação foi abortada. "Foi-me sugerido que eu consultasse o mercado, conversasse com quem está mais próximo. Não houve imposição", diz. J.Hawilla não se manifestou.

LEMBRETE 1 Os executivos da Globo não escondem mais o incômodo com o crescimento da Record, que em fevereiro ultrapassou o SBT na média diária do Ibope na Grande SP. Acham injusto competir com uma TV que tem uma fonte de recursos isenta de Imposto de Renda: o dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, que paga pelo menos R$ 250 milhões por ano pelo espaço que ocupa nas madrugadas.

LEMBRETE 2 Na última edição do "Bip", jornal da Globo dirigido ao mercado publicitário, a emissora faz questão de lembrar que sua audiência, na média nacional, é oito vezes maior do que a da segunda colocada no Ibope no horário da novela das oito. Em Brasília, mostra um gráfico, essa relação chega a ser de dez vezes, de 51 pontos contra 5.

TCC Os roteiristas assistentes e colaboradores de autores da Globo produzirão neste ano um curta-metragem cada um, com recursos da emissora. Será apenas um exercício de criação. O material não irá ao ar.

PAREDÃO O "Superpop", programa mais prestigiado pela cúpula da Rede TV!, virou vitrine para prostitutas e travestis. Toda semana, há pelo menos uma edição com esses personagens.

LICENÇA Salette Lemos ficará afastada do "Jornal da Cultura" por alguns dias, até a semana que vem, se recuperando de uma cirurgia. Ela afirma que não está negociando com a JB TV (a rede que o empresário Nelson Tanure está montando com emissoras da CNT).

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.