São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Tim suspende patrocínio a prêmio e festival anuais

Empresa financiava eventos desde 2003

DA SUCURSAL DO RIO

Se acontecerem neste ano, o Prêmio Tim de Música e o Tim Festival deverão ter outros nomes. A empresa de telefonia anunciou ontem que suspendeu o patrocínio ao primeiro evento e está negociando a suspensão do apoio ao segundo, ambos mantidos desde 2003.
Em nota curta, a Tim usou o verbo "descontinuar" para expressar a interrupção. Não faz ligação entre o fato e a crise econômica internacional.
Em relação ao prêmio, diz que "os recursos destinados ao projeto serão utilizados em outras alternativas de comunicação para a marca da empresa".
Sobre o festival de música, a versão oficial é de que o assunto ainda está "em negociações", e só após a conclusão delas serão dadas mais informações. Mas o fim do patrocínio já é dado como certo.
Nascido Free Jazz Festival em 1985, o evento da produtora Dueto só deixou de acontecer em 1990, por causa do Plano Collor, e 2002, quando tornou-se proibido o uso de marcas de cigarro em projetos culturais.
A Tim assumiu os custos no ano seguinte, e a programação abriu ainda mais seu leque. O jazz se manteve em um palco, e os maiores foram destinados à música pop. Elvis Costello, Björk e The Strokes já foram destaques. O evento acontece em São Paulo, Rio e outras capitais, geralmente em outubro.
O prêmio de música, que em 2008 foi realizado em maio, é uma iniciativa do produtor José Maurício Machline. Chamou-se Prêmio Sharp de 1987 a 2001. Com o fim da empresa de Machline, virou Prêmio Caras em 2002 e Tim em 2003.
O objetivo é distribuir troféus aos melhores da música brasileira no ano anterior, além de homenagear um artista -Dominguinhos foi o nome da edição passada.
Entre outras ações culturais da Tim, estão a manutenção do Auditório Ibirapuera e o projeto Tim Grandes Escritores, que patrocina viagens de autores. A empresa não anunciou se haverá mudanças nessas ações.


Texto Anterior: Artes plásticas: Prêmio ABCA 2008 anuncia vencedores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.