UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT tenta salvar parceria por telenovelas




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Executivos do SBT e da Televisa irão se reunir nesta semana para tentar salvar a parceria entre as duas emissoras pela produção de telenovelas no Brasil.
O SBT, que tem contrato com a Televisa até 2006, quer rever uma das cláusulas do documento. A cláusula prevê o pagamento, pelo SBT, de quantia em dólar a cada ponto que atingir no Ibope com adaptação de textos da Televisa. Em 2001, quando o contrato foi assinado, o SBT divulgou que o negócio envolveria US$ 150 milhões em cinco anos. Com a alta do dólar e a queda de receitas do SBT, esse valor ficou inviável.
Por causa do atual contrato com a Televisa, o SBT adiou o início da produção da novela que substituirá "Jamais Te Esquecerei". As gravações de "Jamais Te Esquecerei" acabam no próximo dia 31. Pelo organograma original, a próxima novela já deveria estar em pré-produção, com a escolha do elenco e planejamento das gravações. Mas o processo está paralisado.
Estudos do SBT apontam que a melhor solução para a emissora, do ponto de vista financeiro, seria desativar o núcleo de teledramaturgia, mas Silvio Santos é contra e quer honrar o acordo com a Televisa. As novelas originais da Televisa, dubladas em português, dão praticamente a mesma audiência do que as feitas no Brasil (15 pontos) _e custam menos.
O SBT também vem enfrentando problemas semelhantes com a Disney, por filmes e seriados.

OUTRO CANAL

Reforma 1 Diretor artístico da Rede TV! até a semana passada, Maurício Nunes é o mais novo contratado do SBT. Terá o cargo de "co-diretor" do "Domingo Legal". No organograma, Roberto Manzoni continua como diretor-geral do programa.

Reforma 2 O programa de Gugu Liberato perdeu a liderança no Ibope para o "Domingão do Faustão". Em reunião no dia 29, Silvio Santos se convenceu de que o programa precisa de um reforço.

Baixa Nunes é o segundo homem da cúpula da Rede TV! a deixar a emissora. No último dia 25, Carlos Freitas, diretor de criação, pediu demissão. Enquanto isso, a Rede TV! sonha com Marlene Mattos (Globo) _que pediu salário milionário e equipe de 12 pessoas.

Níquel A Globo negocia com a Caixa Econômica Federal autorização para lançar uma promoção para aumentar suas receitas com as transmissões do Campeonato Brasileiro. Venderá uma revista que terá cupom que dá direito a concorrer em sorteio de duas casas e dois carros por domingo. Fausto Silva será o garoto-propaganda.

Palestra A PUC-SP fechou com a Globo a realização de um ciclo de debates sobre a influência da TV na sociedade. O primeiro, sobre inovações tecnológicas na cobertura da guerra no Iraque, terá Ana Paula Padrão. Será no dia 14, com transmissão pelo canal 38 da Net.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.