São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erasmo canta duetos e relata sua vida em livro

Para não se influenciar, cantor não leu biografia que o "Rei" tirou de circulação

Tremendão faz show ao lado do Clube do Balanço hoje, à meia-noite, dentro da Virada Cultural; CD reúne de Chico Buarque a Los Hermanos


LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Erasmo Carlos, 65, não opina sobre a bem-sucedida luta do parceiro musical Roberto Carlos para tirar de circulação a biografia "Em Detalhes", escrita por Paulo Cesar de Araújo.
Motivo alegado: não a leu. E não leu, segundo explica, porque não quer ser influenciado ao escrever seu próprio livro, tarefa iniciada em 2006 e sem data para acabar.
"Não é autobiografia. São casos interessantes ou engraçados, situações que vivi com meia MPB e com minha família. Estou escrevendo de memória. Não quero que digam que copiei nada", afirma ele, definindo-se: "Uns vivem a vida e outros observam. Sou dos que observam".
Cópias e comparações são coisas que o Tremendão tenta evitar. Foi por isso, diz, que não chamou para os duetos de "Erasmo Carlos Convida - Volume 2", CD que está lançando, ninguém que tenha participado do volume 1, feito há 27 anos -nem mesmo Roberto.
"Não é disco de aproveitador, oportunista. Há muito tempo quero fazer. Algumas gravadoras queriam matar tudo em dois dias, gravar CD e DVD num show, fazer rápido e barato. Não aceitei", diz ele, que levou oito meses para realizar o trabalho. "Eu fujo da rapidez.
Esse mundo moderno não me pega. Caminho no meu passo."
Alguns convidados de agora, como os rapazes do Skank e do Los Hermanos, eram crianças em 1980. Mas Chico Buarque, por exemplo, ficou de fora da primeira edição -possivelmente por motivos de agenda, diz Erasmo- e agora divide "Olha". "Há um estilo de música romântica que não é o meu.
Roberto grava, mas não é o meu estilo. Quando eu faço a melodia, sai diferente. Mas nesse disco justifica, porque o convidado escolheu. E sugeri o clima de bossa nova [para "Olha']."
"Emoções", tão associada ao "Rei", é outra que Erasmo diz que dificilmente gravaria se não fosse um projeto de duetos.
"É uma música para grandes cantores. Ela me remete a "New York, New York". Entrei na aba do Milton [Nascimento]."
No CD há samba-rock ("Coqueiro Verde", com Lulu Santos), samba ("Cama e Mesa", com Zeca Pagodinho), rock ("Ilegal, Imoral ou Engorda", com Adriana Calcanhotto), balada melosa ("Tema de Não Quero Ver Você Triste", com Marisa Monte), prelúdio ("De Tanto Amor", com Djavan), bossa nova com efeitos contemporâneos ("Pão de Açúcar", com Os Cariocas)...
"Eu sou essa mistura. Gosto de tudo um pouco", resume.

Erasmo na Virada
Hoje, à meia-noite, no Boulevard São João/Anhagabaú, em São Paulo, Erasmo mostrará seu lado samba-rock participando do show do Clube do Balanço dentro da Virada Cultural. "Coqueiro Verde", "O Comilão", "Além do Horizonte" e "De Noite na Cama" estão entre as músicas previstas.
Com Marisa Monte, Marcelo Camelo e outros, Erasmo vem renovando suas parcerias. Ao lado de Roberto, a produção diminuiu. "As músicas de amor, mais sinceras, ele prefere não dividir, nem comigo. Eu compreendo e tenho que tocar minha vida. Mas em breve vamos fazer algumas", diz ele, que fala sem teorizar sobre a importância da parceria dos Carlos.
"Sempre estivemos muito próximos do pensamento brasileiro, da simplicidade do povo brasileiro. Mesmo as nossas canções mais rebuscadas são simples. Não queira ser o que não pode", diz ele.
O que Erasmo diz querer ser é, sobretudo, um compositor, passando a fazer shows só com sua produção, incluindo os lados B da obra. "Quero curtir as coisas que fiz, cantar até "Meu Nome É Gal'", brinca ele, negando que isto seja para logo.
Afinal, ele não tem pressa: "É só para daqui a 150 anos, quando a minha tartaruga crescer".


ERASMO CARLOS CONVIDA - VOLUME 2
Artista:
Erasmo Carlos
Lançamento: Indie Records
Quanto: R$ 26, em média


Texto Anterior: Vitrine
Próximo Texto: Centro reúne atrações inusitadas da Virada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.