São Paulo, segunda-feira, 05 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL




Daniel Castro @ - dcastro@folhasp.com.br

Novela da Record investe em fissura social

Assim como fez a Globo já nos anos 70, a Record vai investir em novelas que tratam de problemas sociais brasileiros, mas de uma forma mais contundente que a concorrente.
"Senhor da Guerra", nome provisório da trama que substituirá "Cidadão Brasileiro" em janeiro, promete mostrar que a violência no Rio, onde será ambientada, é conseqüência da má distribuição de renda.
"Vamos deixar bem clara a fissura social que existe, essa divisão de classes tão acentuada, os excluídos de um lado e os incluídos de outro. A história vai transitar entre esses dois universos, sem açucarar o que é amargo por natureza", afirma o autor Marcílio Moraes.
Moraes adverte que "Senhor da Guerra" será antes de mais nada um folhetim "que falará do amor de uma jovem humilde, guia de esportes de aventura, com um ricaço, gênio da matemática". A violência e a desigualdade serão panos de fundo.
"A novela não vai ser uma guerra civil, mas vai abordá-la com profundidade. Minha intenção é problematizar a violência um pouco mais do que já fazem", diz Moraes, numa crítica direta à Globo, sua ex-casa. "As novelas da Globo estão muito repetitivas", alfineta.
Segundo Moraes, "Senhor da Guerra" terá personagens da zona sul e dos morros do Rio. Traficantes de drogas que dominam favelas também serão personificados, bem como os bons policiais e os corruptos.

TRIBUNAL AO VIVO 1 Band e Record passaram os últimos dias planejando a cobertura do julgamento de Suzane von Richthofen, que começa hoje no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

TRIBUNAL AO VIVO 2 Hoje, o "Primeiro Jornal", telejornal matinal (8h) da Band, será transmitido ao vivo do fórum. Além de flashes durante todo o dia, a Band suspenderá sua programação das 13h às 15h para um especial sobre o caso Richthofen. A emissora interromperá programas para mostrar ao vivo a abertura do julgamento e a leitura da sentença.

TRIBUNAL AO VIVO 3 A Record também está preparada para mostrar o julgamento ao vivo. Até cancelou viagem de Celso Freitas à Alemanha para priorizar o caso.

MERCADO QUENTE O começo deste ano foi muito bom para a Globo. A emissora teve um faturamento líquido com publicidade de R$ 957,4 milhões no primeiro trimestre, 17,6% a mais do que no mesmo período de 2005, segundo relatório divulgado a credores.

REVISTA JURÍDICA 1 O Tribunal de Justiça de SP manteve na semana passada liminar que obrigou a Record a pagar a Boris Casoy os 11 meses que restavam ser cumpridos quando a rede rompeu com o jornalista, em dezembro. A Record vai recorrer ao STJ.

REVISTA JURÍDICA 2 Já o Tribunal Regional do Trabalho, na sexta, julgou ilegal decisão que determinava a prisão dos donos da Rede TV! por descumprimento de sentença judicial trabalhista.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.