São Paulo, sexta-feira, 05 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Trama falha tentando ser astuta demais

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

O reencontro de Julia Roberts e Clive Owen depois de "Closer" numa cena rápida de alcova passada em Dubai faz pressentir que a ótima química da dupla vai, de novo, dar samba. Mais de duas horas depois o espectador confere o relógio enquanto olha com pouco interesse para o charme intacto de ambos na tela e se pergunta: o que deu errado?
Sem dúvida a falha é da necessidade de inventar decoração demais para um bolo de receita simples. Em sua segunda incursão como diretor, Tony Gilroy (responsável pelos roteiros da trilogia Bourne) repete os defeitos de "Conduta de Risco": querer ser mais astuto do que a trama pede.
Roberts e Owen são dois agentes secretos às voltas com o mundo da espionagem industrial. Apaixonados, montam um plano de dar um golpe e ficar milionários. Num jogo de manipulações em que as aparências comandam a ciranda, a dupla muda de lado como quem troca de roupa.
Há também uma intenção de satirizar os bastidores dos conglomerados industriais, com dois rivais palhaços feitos com desenvoltura por Paul Giamatti e Tom Wilkinson dando um ar cômico-engajado ao conjunto. Filmar as astúcias da espionagem como variações do humor diário de um casal poderia valer o ingresso. No entanto, "Duplicidade" prefere representar as múltiplas facetas com um acúmulo de vaivéns temporais que desnorteiam sem acrescentar nada de substancial.
No fundo, poderia ser um híbrido de comédia romântica e thriller de espionagem, mas passou alguém "inteligente" pela sala de montagem e o resultado tem mais a ver com o samba do crioulo doido.


DUPLICIDADE

Direção: Tony Gilroy
Produção: EUA/Alemanha, 2009
Com: Clive Owen, Julia Roberts, Tom Wilkinson e Paul Giamatti
Onde: estreia hoje no Bristol, Kinoplex Itaim e circuito
Classificação: 12 anos
Avaliação: regular




Texto Anterior: Crítica/"A Partida": Japonês renova com brilho o melodrama
Próximo Texto: Em crise, Balé da Cidade dança hoje no Municipal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.