São Paulo, sexta, 5 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Ciclo de palestras, performances teatrais e leituras de poemas resgatam obra do dramaturgo espanhol
Evento marca centenário de García Lorca

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
free-lance para a Folha

Ele era espanhol, poeta, dramaturgo e compositor. Conquistou o mundo com suas obras, lutou na maior guerra civil de seu país e morreu jovem, aos 38 anos, fuzilado por tropas fascistas.
Se estivesse vivo, Federico del Sagrado Corazón de Jesús García Lorca estaria completando hoje 100 anos.
Para comemorar seu centenário, a Secretaria Municipal de Cultural, em parceria com a Universidade Mackenzie, promove a partir de hoje um ciclo de atividades com o objetivo de resgatar e traçar um perfil de sua obra.
Durante o evento, que se estende até o próximo dia 22, serão realizadas palestras, performances teatrais, leituras de poemas e números musicais com artistas e pessoas "que vivenciam Lorca".
"São cerca de 30 especialistas em Lorca que, além de explicar as obras, trarão histórias de vida", diz o escritor Claudio Willer, que faz hoje, às 19h30, a primeira palestra, "Lorca, o Poeta Plural".
Segundo ele, o evento apresentará o pluralismo de Lorca, tanto na forma -artes plásticas, literatura teatro e música- como nos temas - a favor dos excluídos, da liberdade e adversário do nacionalismo pátrio.
Programado em dois espaços, a biblioteca Mário de Andrade e a Universidade Mackenzie, devido aos jogos da Copa do Mundo e ao feriado de Corpus Christi, "Lorca, 100 Anos" será realizado em dias alternados.
Hoje, além de "Lorca, o Poeta Plural", será apresentada a palestra "O Teatro de García Lorca no Brasil" e também uma leitura de poemas feita por Antonio Abujamra.

Lorca no Brasil

Além das obras, o público estará conhecendo a trajetória da vida de Lorca. Entre outros relatos, no dia 15 a poeta e dramaturga Renata Pallottini estará falando da passagem do poeta espanhol pelo Brasil e suas influências, especialmente na criação do Centro Cultural García Lorca e da estátua na praça da Guianas, que completam 30 anos em outubro.


O quê: Lorca, 100 Anos Com: Claudio Willer, Ilka Marinho Zanotto, Antonio Abujamra, Julio Garcia Morejón, Aracy Balabanian, Renata Pallottini, Ilo Krugli, Marcio Garcia-Guillém e outros Quanto: entrada franca Onde: auditório da biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94, tel. 011/256-5777) Quando: hoje, amanhã, dias 17, 19 e 22, sempre às 19h30
Onde: Universidade Mackenzie (r. Maria Antonia, 307, tel. 011/236-8545) Quando: dias 09 e 15, sempre às 19h30 Informações: (011) 256-5777 r. 121



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.