São Paulo, sexta, 5 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Terra Incógnita' vê paisagem da América do Sul

da Sucursal do Rio

A variedade de paisagens naturais da América do Sul é o tema da exposição "Terra Incógnita", que reúne no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) 33 trabalhos de 15 artistas brasileiros, chilenos e argentinos.
Terra incógnita era a expressão usada por cartógrafos e viajantes na época dos descobrimentos, nos séculos 15 e 16, para designar os territórios desconhecidos do Hemisfério Sul.
Em mapas, gravuras e relatos, o imaginário europeu atribuía a essas regiões uma natureza tão inacessível quanto fantasiosa, onde era possível encontrar lugares lendários com animais e populações fabulosas.
A mesma expressão foi desta vez escolhida para designar a interpretação contemporânea que artistas sul-americanos fizeram dessa paisagem.
Meridianos
A exposição demonstra que, como na época dos descobrimentos, a região continua a ser fonte de grande criatividade, mas também serve à reflexão política e cultural.
Entre as obras dos artistas brasileiros, destacam-se as de Anna Bella Geiger produzidas a partir de levantamentos cartográficos da Amazônia, obtidos por meio de fotografias aéreas.
Ela desenhou com fios e lâminas de cobre sobre massa de cera o Descobrimento do Brasil. Traçando meridianos, a artista plástica registra "o domínio cultural, as hegemonias, a marginalidade".
O chileno Juan Downwy opõe o mágico ao tecnológico como forma de assinalar a dominação cultural americana, enquanto o argentino Luiz Benedit se apóia romanticamente na viagem do cientista Charles Darwin pela Patagônia para construir composições onde a América do Sul surge como espaço surreal, poético e mítico.
Já o argentino Pablo Suárez retrata o pampa como uma árvore seca e solitária sobre um terreno de pedras, tendo no seu tronco um coração.

Exposição: Terra Incógnita
Onde: CCBB (rua Primeiro de Março, 66, 2º andar, salas B, C e D, tel. 021/216-0223)
Quando: Até 26 de julho, de terça a domingo, de 12h às 20h
Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.