UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

Férias de Verão
SBT, 15h45.
  
(Tiny Toons Adventures - How I Spent My Vacations). EUA, 91. Direção: Rich Arons. Desenho animado em que grupo de personagens (Perninha, Lilika, Leiloca, Presuntinho etc.) vive as férias e suas aventuras.

O Show de Truman - O Show da Vida
Globo, 16h15.
  
(Truman Show). EUA, 98, 103 min. Direção: Peter Weir. Com Jim Carrey, Laura Linney. Truman (Carrey) é o homem que descobre, a horas tantas, que nunca teve vida própria: desde o nascimento é astro de um show de TV transmitido 24 horas por dia. Filme "inteligente", "profundo", "artístico", isto é: poeira nos seus olhos.

Contos da Meia-Noite
Globo, 23h05.
  
(Campfire Tales). EUA, 96, 103 min. Direção: Matt Cooper, David Semel, Martin Kunert. Com Jay R. Ferguson, Christine Taylor. À solta numa floresta, após acidente de carro, adolescentes contam histórias de terror uns aos outros para se entreter. Inédito.

Perfume
SBT, 23h50.
  
EUA, 2001, 106 min. Direção: Michael Rymer.Com Paul Sorvino, Sonia Braga. Grupo de famosos da moda expõe seus problemas em filme independente cujas semelhanças com o "Prêt-à-Porter" de Robert Altman são evidentes, inclusive no grande número de atores que fazem pequenas aparições: Peter Gallagher, Jeff Goldbrum, Mariel Hemingway etc.

Sobrevivendo na Montanha
SBT, 1h55.
 
(Survival on the Mountain). EUA, 97, 120 min. Direção: John Patterson. Com Dennis Boutsikaris, Ivan Tracey. Casal de americanos no Nepal comemora aniversário da mulher escalando o Himalaia. Não assim no peito e na raça. Têm um guia e tudo. No entanto, dificuldades inesperadas surgirão. Caso contrário, nem com boa vontade daria para fazer um filme. Ainda que para TV.

A Vingança de Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.
 
(Emannuelle's Revenge). França, 93, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein. Kristel continua a apadrinhar sua sucessora, Walerstein, em mais um filme de série, aqui girando em torno de modelo negra que, ao participar de uma filmagem, desentende-se com o produtor, interessado em algo mais que seus serviços profissionais.

A Experiência
Globo, 2h40.
  
(Species). EUA, 95, 111 min. Direção: Roger Donaldson. Com Ben Kingsley, Michael Madsen, Natasha Henstridge. Cientistas tentam localizar bela mulher, criada por experiência em que se misturaram DNA humano e partículas recolhidas no espaço. Após escapar do laboratório, a mulher está mostrando seu potencial destrutivo, nada desprezível.

O Limite da Traição
SBT, 3h45.
   
(Extreme Prejudice).EUA, 87, 96 min. Direção: Walter Hill. Com Nick Nolte, Maria Conchita Alonso. Nolte é o Texas Ranger que enfrenta gangue de contrabandistas liderada por seu ex-grande amigo Boothe. Combate implacável em aventura de primeira. Só para São Paulo. (IA)


"Os Outros" leva espectador ao desconhecido

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Excesso de sensibilidade à luz é o mal de que sofrem Anne e Nicholas, os filhos de Nicole Kidman em "Os Outros".
Aplicada ao negativo dos filmes, o excesso de luz provoca veladura. Onde se fotografou uma pessoa, o que aparece é uma superfície branca. Quem já teve uma câmera fotográfica na mão conhece o problema e, sobretudo, a decepção: onde deveria haver alguém (em geral uma pessoa querida) não há ninguém.
Alejandro Almenábar, diretor chileno cuja carreira se desenvolveu inicialmente na Espanha, busca nesse fenômeno em princípio banal decorrências originais.
Estamos numa história de casa mal-assombrada. Uma mulher espera, na companhia dos filhos, pelo retorno do marido, desaparecido na Segunda Guerra Mundial. Sua casa, no interior da Inglaterra, vive fechada de maneira maníaca, por causa das crianças. São as próprias crianças que começam a ver fantasmas no local.
Almenábar consegue, do ponto de vista estritamente técnico, conduzir muito bem a emoção do espectador. Ora estamos às voltas com um lugar calmo no campo, ora com uma mãe que protege seus filhos, ora com crianças um tanto diferentes do habitual.
Até que a horas tantas perguntamos: mas com o que estamos às voltas, afinal?
Desde então sabemos que Almenábar nos conduz por um território desconhecido, o do fantástico, que joga com nossas expectativas, que suscita nosso medo. Mas não é tanto isso que chama a atenção e fascina nesse filme. É algo que vai além do gênero ou da técnica, que é o sentimento de profunda insegurança (sobre as coisas, nós e os outros) e a desolação deste nosso mundo de fantasmas. Dessa estupefação do mundo Almenáber nos leva a partilhar em seu belo filme.


OS OUTROS. Quando: hoje, às 21h, no HBO.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! MST invade o cérebro da Lucianta!
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.