São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítico da Folha estreia blog de cultura pop

André Barcinski dará dicas de cinema e música que costumam passar despercebidas

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A primeira postagem de André Barcinski em seu blog pessoal, publicado pela Folha.com a partir de hoje, dá dicas do tipo de informação que o jornalista e escritor, que também compõe o quadro de críticos de cinema da Folha, vai colocar na roda.
Conta Barcinski: o compositor grego Yanni, "ícone brega" da música new age, vai ganhar versões em projeto liderado por Beck, expoente do rock de fino trato (leia em www.folha.com/andrebarcinski).
Seria um site amarrado por notícias, portanto? Não necessariamente, afirma Barcinski.
Para ele, disseminar notícias sobre cultura é um campo já saturado.
"Por isso, a página está mais para um blog de dicas culturais, sobre o que tem de legal para ser consumido. Quero falar, por exemplo, de um lançamento em DVD que passou despercebido ou de um projeto musical que não foi noticiado", completa.
O bom e velho formato de listas pessoais também vai dar espaço ao humor coloquial do jornalista.
"Pensei, por exemplo, em listar os cinco melhores e os cinco piores filmes do ator Tom Cruise numa próxima postagem", conta.
A nova publicação funciona como uma extensão natural na carreira de um autor que se dedicou a escarafunchar a indústria cultural pop.
Não só nas horas de trabalho Barcinski tem o hábito de pescar preciosidades escondidas em publicações internacionais, blogs alheios e sites de festivais. "Sou metódico", diz.
Ele é também autor dos livros "Sepultura Toda a História", sobre a banda de metal brasileira, e "Barulho -Uma Viagem Pelo Underground do Rock Americano", sobre o movimento grunge, título que vendeu 17 mil cópias e hoje só pode ser encontrado em sebos e afins.

ZÉ DO CAIXÃO
Barcinski escreveu ainda, em parceria com o jornalista da Folha Ivan Finotti, o livro "Maldito - a Vida e o Cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão", que acaba de ser transformado por ele em roteiro de cinema.
O filme se aprofunda no período em que José Mojica Marins inventou o famoso personagem.
Produzido pela IoIo Filmes, com Vitor Mafra na direção e Matheus Nachtergaele no papel central, o filme deve ser rodado em 2011.
Amanhã, em nova postagem no blog, o autor vai prestar homenagem ao ex-Beatle Ringo Starr, que, na próxima quarta-feira, irá completar 70 anos.

JOSÉ SIMÃO
O colunista é publicado no caderno Copa 2010


Texto Anterior: Teatro da Vertigem promove seminários sobre o Bom Retiro
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: A viúva e o cowboy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.