São Paulo, sexta-feira, 05 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

A verdade está no fragmento

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sempre que vemos "Boca de Ouro" (Canal Brasil, 20h) fica claro que Nelson Pereira dos Santos, antes de rodá-lo em 1962, passou pela experiência de "Cidadão Kane" (41), na qual os vários relatos não davam conta de esclarecer sobre a vida do protagonista. Orson Welles sabia que qualquer narração no cinema era intermediada pelo olhar único de uma câmera, guiada pelo diretor, e era essa limitação que mantinha respeitosamente intacto o mistério de Kane.
Já a costura retalhada de todas as versões dos personagens parece dar conta de nos dizer quem é o bicheiro de "Boca de Ouro". Porque, para NPS, a vida do Boca só existe pelo que aparece na tela. Sua verdade então estaria ali, apenas na imagem. Que, no caso, é a de Jece Valadão, o grande machão do cinema novo.

TV ABERTA

Não Olhe para Trás
Record, 14h.
(Don't Look Behind You). Canadá/ Alemanha/EUA, 1999. Direção: David Winning. Com Patrick Duffy. Família segurada pelo programa de proteção a testemunhas descobre que o responsável pelo setor é um criminoso.

Sheena, a Rainha da Selva
Globo, 15h45.
(Sheena). EUA, 1984, 117 min. Direção: John Guillermin. Com Tanya Roberts. Sheena é um Tarzã de saias que combate um militar disposto a instaurar a ditadura num país africano democrático.

Hotboyz - Reação Explosiva
Record, 22h15.
(Hot Boyz). EUA, 1999, 98 min. Direção: Master P. Com Gary Busey. Lutador de artes marciais faz acordo com detetive para salvar sua namorada, acusada de crime que jamais cometeu.

O Perseguido
SBT, 22h30.
(Hounded). EUA, 2001. Direção: Neal Israel. Com Tahj Mowry. Jovem tem seus desenhos apreendidos pelo diretor da escola. São trabalhos fundamentais para que faça uma bolsa de estudos. Para seu espanto, tempos depois os trabalhos são apresentados pelo filho do tal diretor.

Intercine
Globo, 1h45.
A emissora deixa à escolha pública "Entre a Loura e a Morena" (1943, de Busby Berkeley, com Alice Faye) e "Minha Secretária Brasileira" (1942, de Irving Cummings, com Betty Grable).

A História de Oliver
Bandeirantes, 2h10.
(Oliver's Story). EUA, 1978, 90 min. Direção: John Korty. Com Ryan O'Neal, Candice Bergen. O'Neal e Bergen são belos, desimpedidos e órfãos de um amor recente. A relação engata menos aos trancos do que com parcimônia.

Oscar e Lucinda - Uma História de Amor
Globo, 3h35.
(Oscar & Lucinda). EUA/Austrália, 1997, min. Direção: Gillian Armstrong. Com Cate Blanchett. Pastor e milionária são viciados em jogo. E não só: nefelibatas, ingênuos e libertários, não se enquadram na moral vitoriana da época.

Pânico no Céu
SBT, 2h40.
(Hostage Flight). EUA, 1985. Direção: Steven Hillard Stern. Com Ned Beatty. Avião com destino a Detroit é seqüestrado por integrantes do Exército de Libertação do Líbano, ou seja, por terroristas, como o filme mostra.

O Purgatório
SBT, 4h20.
(Purgatory). EUA, 1999, 94 min. Direção: Uli Edel. Com Sam Shepard. Novato entra no bando de Blackjack, gangue mais que afeita à violência. Numa fuga, eles caem numa cidade onde bandidos têm de manter a linha a fim de irem para o céu. Filme que merece atenção porque seu diretor é o mesmo de "Christiane F.". Só para SP. (PSL)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! "Mensalão" em Portugal é saco azul!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.