São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor filmará biografias de Chico Xavier e Getúlio Vargas

DA REPORTAGEM LOCAL

As filmagens de "Se Eu Fosse Você 2", em janeiro de 2008, são o próximo compromisso na agenda do diretor Daniel Filho, mas não o único.
Além da seqüência da comédia sobre troca de sexo num casal, que foi campeã isolada de bilheteria na safra brasileira de 2006 -"Se Eu Fosse Você" teve 3,6 milhões de espectadores-, o cineasta tem o projeto de filmar um longa sobre o médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002) e outro sobre os 19 últimos dias de vida do presidente Getúlio Vargas (1882-1954).
O roteiro de "Doutor Getúlio" está sendo escrito pelo dramaturgo e novelista Lauro César Muniz. "Ou seja, não tem erro", afirma Filho.

História
O diretor afirma que "temos que contar um pouco da nossa história e saber exatamente tudo" sobre o episódio que levou ao suicídio de Vargas.
"Acho que já temos maturidade necessária para filmar um presidente da República e filmar [os políticos] Tancredo Neves, Oswaldo Aranha, [a filha de Getúlio] Alzira Vargas, [os oficiais do Exército] Caiado de Castro, Zenóbio da Costa, Eduardo Gomes. "Temos que botar esse pessoal na rua", diz.
Para Daniel Filho, "curiosamente", a história de Chico Xavier "é mais complicada". Ele já descartou dois roteiros, porque "nenhum deles ficou legal".
Está partindo para a terceira versão, desta vez com o roteirista Marcos Bernstein ("Central do Brasil"), que é também diretor ("O Outro Lado da Rua"). Por ser "agnóstico", Filho se sente numa "situação inusitada" ao tentar narrar no cinema a trajetória "do homem bom, extremamente bom, inacreditavelmente bom" que ficou célebre ao psicografar cartas e é venerado por milhões de seguidores do espiritismo.
Além de dirigir seus filmes, Daniel Filho aprova e supervisiona a realização de todos os títulos com o selo da produtora Globo Filmes, da qual ele é diretor-artístisco desde a fundação, em 1998.
Entre "Chico Xavier" e "Doutor Getúlio", Daniel Filho filmará "o roteiro que ficar pronto primeiro". Para depois desses, já garantiu os direitos de adaptação do poema "O Dia da Criação", de Vinicius de Moraes, aquele que começa com "Hoje é sábado, amanhã é domingo. A vida vem em ondas como o mar". (SA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Público quer ver mais filmes dublados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.