São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

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Novo site brasileiro mobiliza usuário para agendar sessões

DA REPORTAGEM LOCAL

O filme é de 1966 e tem edição em DVD disponível em locadoras brasileiras, mas 58 pessoas quiseram vê-lo, agora, no cinema. Combina daqui, combina dali, a sessão de "A Batalha de Argel", do italiano Gillo Pontecorvo (1919-2006), ocorrerá às 21h40 de hoje, na sala 2 do Espaço Unibanco.
A projeção é o primeiro resultado, em São Paulo, do que o site de distribuição de filmes sob demanda MovieMobz (www.moviemobz.com) chama de "mobilizações". Os que se "mobilizaram" pelo site para ver "A Batalha de Argel" têm lugar garantido, mas a sessão é aberta a quem mais quiser pagar R$ 6 pelo ingresso, até a lotação da sala (de 240 lugares).
O filme trata da guerra pela independência da Argélia (1954-62). "Começar [as exibições sob demanda em SP] com "A Batalha de Argel" é genial. Esse é um filme de espírito cineclubístico por excelência", diz Marco Aurélio Marcondes, sócio-fundador da empresa.
Depois de trabalhar por mais de 30 anos no modelo tradicional de distribuição de filmes, Marcondes começou a achar que o único aspecto que permanece intacto nesse mercado é a cinefilia -o gosto do espectador pelo cinema.
Decidiu então abrir o negócio, apostando que a forma de consumir filmes se reordenou "graças ao avanço da tecnologia digital e à adesão à internet". No ar há um mês, o MovieMobz possui 3.233 usuários cadastrados e tem 392 títulos disponíveis, segundo a empresa.
De acesso gratuito, o site permite que os usuários adicionem amigos e inclui ferramentas para criar comunidades -assim como no Orkut e no Facebook, mas, aqui, elas são chamadas de "movieclubes".
No Rio, o primeiro filme pelo qual usuários se "mobilizaram" foi "Diário dos Mortos", de George A. Romero. Para combinar com o gênero do filme -o horror-, a sessão foi marcada para a 0h do último sábado. (SA)


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