São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Aquele Gato Danado
SBT, 14h20.

(That Darn Cat). EUA, 1997, 89 min. Direção: Bob Spiers. Com Christina Ricci, Doug E. Doug, George Dzundza. Adolescente brilhante e pouco conformista tem na pessoa de seu gato o único consolo para a vida em cidadezinha interiorana. Não é a análise desse tipo de vida que interessa ao filme, mas as aventuras promovidas pelo gato, que descobre a pista de um sequestro e faz a polícia rebolar para acompanhá-lo.

A Convenção das Bruxas
Globo, 15h35.

(The Witches). Inglaterra, 1989, 91 min. Direção: Nicolas Roeg. Com Anjelica Huston, Mai Zetterling. Por acaso, menino desembarca em local onde se realiza uma convenção de bruxas que promete ser uma ameaça às crianças de todo o mundo. O garoto lutará contra os desígnios da chefe das bruxas. Fantasia acima da média, baseada em texto de Roald Dahl, o que ajuda bastante.

Força de Elite
Bandeirantes, 22h15.

(Interceptors Force). EUA, 1999, 88 min. Direção: Phillip J. Roth. Com Olivier Gruner, Brad Dourif. O destacamento norte-americano chamado Força de Elite desloca-se até El Descanso, México, onde topa com alienígenas que tomam formas humanas e se preparam para ocupar o planeta. Restam aos militares em questão 24 horas para eliminar a ameaça que vem do espaço. Ou antes, que vem da América Latina. Forças de elite e filmes rastaquera.

O Corte da Navalha
SBT, 2h10.

(Razorback). Austrália, 1983, 95 min. Direção: Russell Mulcahy. Com Gregory Harrison. Depois que sua mulher, uma jornalista, morre na Austrália, supostamente vítima de um animal, seu marido vem ao país para descobrir o que realmente aconteceu. Ser atacado por um enorme javali não facilitará as coisas. Mulcahy, que depois seguiria carreira nos EUA com sua mão pesada, aqui navalhando em seu país natal.

Intercine
Globo, 2h05.

Será exibido o mais votado entre a aventura "Turbulência em Alto-Mar" (1999, de Harris Done, com Martin Sheen, Luke Perry) e o mistério "Coroada e Perigosa" (1997, de Christopher Leitch, com Yasime Bleeth, Cassidy Rae).

A Vingança dos Nerds
Globo, 3h40.

(Revenge of the Nerds). EUA, 1984, 90 min. Direção: Jeff Kanew. Com Robert Carradine, Anthony Edwards, Julie Montgomery. Os desajeitados nerds cansam-se das humilhações de que são vítimas e decidem criar sua própria fraternidade. No universo da comédia juvenil dos anos 80, ocupa um lugar até digno (considerando-se que esse universo é de "Porky's" pra baixo).

TV PAGA

FILME

John Landis, rei deposto da comédia

Há diretores que somem abruptamente, como Michael Cimino, que nunca foi perdoado pelo fracasso de "O Portal do Paraíso".
Há outros que definham aos poucos. Seus filmes fazem menos sucesso, têm menos repercussão. Um belo dia nos perguntamos "onde andará fulano?".
É nessa categoria que está John Landis. Entre o começo dos 80 e o dos 90, foi um rei da comédia. Nesse período realizou, entre outros, "Trocando as Bolas" (Telecine Happy, 23h10), notável peça sobre dois poderosos da Bolsa que apostam na possibilidade de transformar um mendigo em yuppie e vice-versa.
Landis leva a trama com elegância e talento. Talvez com uma ponta de despretensão que não tenha mais lugar em Hollywood. O que, aliás, é uma pena. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! FHC lança o Projeto Férias Coletivas!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.