São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo vai criar comitê para classificar TV

Divulgação/Casablanca
NEGRITUDE
Núcleo central de "Turma do Gueto", produção independente com elenco 80% negro que deve estrear na Record em 31 de outubro; as gravações começaram na última segunda

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Já está pronta no Ministério da Justiça uma minuta de portaria que cria um comitê consultivo para a classificação de programas de TV. O secretário de Justiça, Antonio Freitas Jr., diz que o conselho poderá ser instalado em um mês.
Segundo o secretário, o comitê será formado por juízes e promotores de criança e adolescente, por representantes das TVs, produtores de espetáculos e cinematográficos e por religiosos. Terá a função de opinar em casos em que determinada rede, por exemplo, discorda da classificação etária feita pelos técnicos do ministério.
"Essa será a melhor forma de equilibrar os conflitos em torno da classificação", diz Freitas Jr.
Na semana passada, o Ministério da Justiça advertiu todas as redes de TV por terem exibido durante a tarde e início da noite filmes classificados como inadequados para exibição antes das 21h. As advertências foram encaminhadas ao Ministério Público.
De acordo com o ministério, a Globo cometeu dois "excessos" (um deles ao exibir "Titanic" às 13h30), mesmo número da Record. O SBT teve quatro exibições inadequadas e a Rede TV!, cinco.
O secretário diz ainda que não houve nenhum acordo com a Record pelo cumprimento de classificações, ao contrário de comunicado em que a emissora pede o mesmo tratamento às rivais. "Não é nossa competência ser gestor da qualidade na TV, porque isso é limítrofe da censura."

OUTRO CANAL

Claquete 1
O SBT e os assessores dos principais presidenciáveis batem o martelo amanhã sobre as regras do "bate-papo" eleitoral (não haverá perguntas entre os candidatos) que será comandado por Silvio Santos no próximo dia 15.

Claquete 2
Em reunião anteontem, o SBT propôs que o auditório do estúdio em que ocorrerá o evento seja composto quase totalmente pelas "colegas de trabalho", de caravanas da periferia de SP. Silvio Santos quer o menor número possível de assessores no estúdio. Convidados e jornalistas ficarão em um estúdio separado.

Claquete 3
Para as perguntas de telespectadores, que deverão dominar o "debate", o SBT irá divulgar o número de quatro linhas 0800, uma para cada um dos candidatos.

Química
Depois de Murilo Benício, Giovanna Antonelli vai fazer par com Thiago Lacerda na minissérie "A Casa das Sete Mulheres", que estréia em janeiro na Globo, ambientada durante a Guerra dos Farrapos, no final da primeira metade do século 19, no Rio Grande do Sul. Ela será Anita Garibaldi e ele, Giuseppe Garibaldi.

Clone
Bastou a Columbia/Record anunciar para o final do ano um programa que irá pagar dívidas de anônimos que já surgiu, no "Falando Francamente", do SBT, um quadro com a mesma idéia.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! FHC lança o Projeto Férias Coletivas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.