UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Pennebaker homenageia e diverte

DA REDAÇÃO

"Soul music é um sentimento. Você coloca mais ênfase naquilo que está cantando. Isso é o soul." Palavras de Sam Moore, uma das metades da histórica dupla Sam & Dave, um dos heróis da Stax, lendária gravadora de Memphis que faliu em 1975.
Em "Only the Strong Survive", Sam Moore é mostrado passeando de carro por Nova York, lembrando dos hotéis baratos em que morou, das ruas em que vendeu drogas para sobreviver. Não antes, mas depois de Sam & Dave.
O documentário é aquilo a que Pennebaker e Hegedus se propuseram: filmar Sam Moore, Rufus Thomas, Wilson Pickett pós-auge, pós-Stax, pós-sucesso.
O filme se perde justamente porque parece se utilizar pouco esses músicos. Muitas vezes Roger Friedman, produtor e espécie de entrevistador, desperdiça minutos com papos enfadonhos.
"Only the Strong Survive" (título de canção de Jerry Butler, que o filme mostra como um atual político de Chicago) ganha força, por exemplo, pela boca -e mãos e pernas- de Wilson Pickett. O cantor aparece em estúdio e conta histórias ("Diana Ross era a coisa mais feia que eu já tinha visto em toda a minha vida"). E no palco, mostrando -ainda- o lado quente do soul, requebrando e dançando com as fãs.
Pennebaker deixa os músicos falarem, mostra partes de shows, interfere pouco. Permite que eles contem seus causos, cantem -é hilário Rufus Thomas e Isaac Hayes em programas de rádios. Queria fazer uma homenagem a essas pessoas. Conseguiu. (THIAGO NEY)


Only the Strong Survive
Idem
   
Produção: EUA, 2002
Direção: D.A. Pennebaker e Chris Hegedus
Quando: a partir de hoje no Espaço Unibanco



Texto Anterior: Janela da alma
Próximo Texto: Música - Grammy Latino: Juanes consagra novo rock que vem da América Latina
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.