UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PIANO E VOZ"

Pai e filho trocam aprendizados com equilíbrio

EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Poucas vezes o conflito de gerações produziu tanta harmonia quanto em "Piano e Voz", CD recém-lançado pela Trama e que congrega as teclas do pai Cesar Camargo com o gogó do filho Pedro Mariano. E mais nada.
Estão mantidas ali as características musicais que distanciam criador e criatura. Enquanto o primeiro entra com a maturidade, o conhecimento e a paciência, o segundo vem com o entusiasmo, o descompromisso e a ousadia.
O resultado são dez faixas que passeiam por pop, samba, bossa nova e choro. Todas são embaladas por um celofane que leva em sua composição doses similares de sofisticação e de intuição. E estão prontas para acariciar ouvidos treinados ou para sacolejar aquelas almas que têm uma relação mais hormonal com a música.
Equilibrado, o trabalho não privilegia a bagagem de nenhum dos dois músicos. Se, por um lado, o filho leva o pai para investigar o pop de Lulu Santos ("Tudo Bem") e Rita Lee ("Caso Sério"), por outro, Cesar conduz Pedro pelas obras de Vadico e Noel Rosa ("Tarzan, o Filho do Alfaiate") e Tom Jobim e Newton Mendonça ("Caminhos Cruzados").
Tudo soa perfeitamente conectado. Pai e filho respiram no mesmo ritmo. Tanta coesão chega ao paroxismo em "Acaso", balada de Ivan Lins e Abel Silva, faixa que abre o disco e encerra as suas intenções, virtudes e único defeito: o ligeiro abuso de Pedro nos trinados, herança soul que Cesar não cuidou de lapidar.
Em compensação, o pai achou espaço para mostrar que continua um compositor inspirado, o que fica evidente na inédita "Par Ímpar", dele com Jair de Oliveira.
Além das experiências musicais que repartiram na sala de casa, Cesar e Pedro já estiveram juntos no mesmo estúdio. O pai co-produziu os CDs "Voz no Ouvido" e "Intuição", assinados pelo filho.
Isso ajuda a entender como a simetria entre eles supera os aspectos meramente sanguíneos e atinge a plenitude técnica.
"Piano e Voz" é uma relação musical em que, no frigir dos ovos, os dois saem ganhando. Cesar escarafuncha e descobre novas cores na música popular. Pedro se sofistica. O pai aprende a vender com o filho. O filho aprende a se doar com o pai.


Piano e Voz    
Artistas: Cesar Camargo Mariano e Pedro Mariano
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Música - Grammy Latino: Juanes consagra novo rock que vem da América Latina
Próximo Texto: Ruído: Maria Rita terá faixas exclusivas na internet
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.