UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Dupla curadoria

Ernesto Nazareth     



Artista: Maria Teresa Madeira
Lançamento: Sonhos e Sons
Quanto: R$ 28, em média


Foi Machado de Assis quem escreveu a biografia premonitória e definitiva de Ernesto Nazareth (1863-1934), no seu conto "Um Homem Célebre": a história de um autor de polcas de sucesso, que passa a vida querendo escrever música erudita. E foi José Miguel Wisnik quem recompôs as ironias brasileiras em jogo, na trilha para o balé "Nazareth", do Grupo Corpo.
Com tudo isso, Nazareth continua relativamente pouco conhecido, excetuando seus dois clássicos mais populares, "Odeon" e "Apanhei-te Cavaquinho". As gravações de Artur Moreira Lima, da década de 70, divulgaram, mas monopolizaram a obra. Tanto maior a relevância desses dois discos da pianista Maria Teresa Madeira (um dos quais concorreu ao Grammy latino). Conhecida como intérprete de Chiquinha Gonzaga, ela se torna, agora, a curadora de Nazareth, nos dois sentidos da palavra: a que cuida e a que cura. (ARTHUR NESTROVSKI)


Texto Anterior: Ruído: Maria Rita terá faixas exclusivas na internet
Próximo Texto: Brasil Lua Cheia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.