São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRIE

Animal Planet cria novela com suricatos

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles são bichos impressionantes. Parece que foram projetados para funcionar com 12 volts e estão ligados em 220 V. Os suricatos são elétricos e inteligentes. Seu comportamento de vigilância contra predadores é particularmente bem desenvolvido. Um deles virou personagem de desenho animado. E agora vários viraram personagens de novela.
A série com 13 episódios que estréia hoje no canal Animal Planet mostra detalhes do comportamento dos suricatos, como é praxe nos documentários sobre a vida animal.
Mas, como tem se tornado moda nesse gênero de produção, a forma de mostrar isso é original: uma família dos bichos é apresentada como se eles fossem personagens de uma novela. Documentários históricos hoje fazem reconstituições, os de tecnologia abusam de efeitos de computação gráfica. Para falar de bichos, era preciso inventar uma fórmula original. Os suricatos se encaixam bem no figurino.
Os protagonistas são uma família, os Whiskers ("bigodes de animal", em inglês). Flower é a matriarca resoluta, Zaphod é o patriarca defensor do grupo, Shakespeare sobreviveu ao ataque de uma serpente venenosa.
E, como nas novelas, também há romance: Carlos é o "mulherengo" da família rival, os Lazuli, que tenta se engraçar com as fêmeas Whiskers.
Suricatos são mamíferos pequenos -com meros 30 cm- que habitam locais inóspitos, como os desertos do sul da África.
Apesar de original, a fórmula de usar uma trama novelesca é perfeitamente adequada aos interesses dos pesquisadores da Universidade Cambridge que os estudam. Para estudar o comportamento do grupo, é preciso de fato individualizar cada animal. Mais até do que nas novelas de TV, esses personagens são fiéis reproduções da vida real.


No Reinos dos Suricatos
Quando:
a partir de hoje, sempre às segundas, às 20h, no Animal Planet (série com 13 episódios)


Texto Anterior: Visuais: Dupla britânica "brinca" de arte com Lego
Próximo Texto: Quadrinhos: Freak Brothers revivem contracultura dos 70
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.