São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
DETALHES
As primas Marina e Gabriela Pascoal (à esq.) dão os últimos retoques no visual antes de o show começar

Multiplicação

Uma boa notícia do coração do Brasil: a população de índios kaiabi, do Xingu, triplicou nos últimos 30 anos- chegando a uma população de cerca de mil. Essa é a conclusão de um levantamento feito pela Universidade Federal de São Paulo, que atua na área desde os anos 60.

Os kaiabi representam hoje um quarto da população do parque do Xingu, que tem cerca de 4.000 índios de 17 etnias diferentes. Quando chegaram ao Xingu, nos anos 60, estavam quase extintos.

A demógrafa Heloisa Pagliaro conduziu a pesquisa e diz que a razão do crescimento populacional se deve ao fim dos conflitos com brancos e ao apoio médico oferecido por entidades assistenciais.

VOTO SECRETO 1
Citado para assumir cargo na equipe econômica num eventual governo do PT, Henri Phillippe Reichstul (ex-presidente da Petrobras e da Globopar) garantiu aos tucanos que, no domingo, vai votar em José Serra. Ele autorizou Andrea Calabi, ex-presidente do BNDES e da campanha de Serra, e muito seu amigo, a abrir o voto. A informação é do próprio Calabi. "Estou falando em nome do Reichstul, e autorizado por ele", diz Calabi. Já Reichstul não está animado a dar declarações públicas a respeito.

VOTO SECRETO 2
Entre os planos de Reichstul para 2003 estaria a montagem de uma empresa de consultoria que teria como clientes conselhos de administração de grandes empresas.

Nada, portanto, de cargos em governos.

SUOR
Tradicional arma publicitária dos tucanos, o manifesto de artistas, profissionais liberais e intelectuais pedindo voto para seu candidato-nesta eleição, José Serra- quase não sai do plano das boas intenções. Motivo: o preço cobrado pela mídia para publicar a peça estava sendo considerado alto demais para os cofres tucanos -nesta eleição, até agora, mais vazios do que em outras campanhas.

O ex-ministro Clóvis Carvalho, que organizou a coleta de assinaturas, se desdobrava ontem para tentar publicar o manifesto até o domingo.

CERVEJA
Dois dos maiores temores dos coordenadores da campanha de Serra, que poderiam levar Lula a vencer já no primeiro turno, não se confirmaram até ontem. O primeiro: a renúncia de Ciro Gomes. O segundo: uma onda petista nos Estados. De acordo com os acompanhamentos internos do partido, nem a candidata Benedita da Silva, no Rio, nem José Genoino, em São Paulo, ganharam impulso suficiente para puxar uma quantidade de votos decisiva para Lula.

URNA ESCOLAR
Quase 600 alunos do colégio Santo Agostinho, um dos mais tradicionais de SP, foram às urnas anteontem, numa "eleição presidencial". O candidato Anthony Garotinho ficou com 3,8% dos votos -atrás de Rui Costa Pimenta, do PCO, com 6,2% e de Zé Maria, do PSTU, com 5,3%. Serra teve 47,6%; Lula, 20,4%; e Ciro, 11,5%.

QUE REI SOU EU
A escola de samba paulista Barroca Zona Sul -que, no Carnaval de 2003, vai contar a vida de Pelé- preparou uma festa em homenagem ao jogador na quarta. Mais de 900 convidados, como os ex-jogadores Nilton Santos, Pepe, Piazza e Dorval, compareceram para prestigiar Pelé. Que não apareceu por causa de "um impedimento pessoal de última hora", de acordo com seu escritório.

Antonio Oliveira, dono do Buffet Serra, que sediou a festa, lamenta o fato de ter investido "mais de R$ 50 mil no evento", esperando a presença do Pelé.

VÔO DA ROCHA
O documentário "Rocha que Voa", de Eryk Rocha, filho de Glauber, participa hoje, em Cannes, da feira Mipcom. O evento reúne executivos de cinema e TV de todo o mundo e terá a participação de outros 60 filmes brasileiros, enviados pela Brazilian Cinema Promotion e pelo Grupo Novo de Cinema.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

O artista plástico Arcangelo Ianelli faz uma retrospectiva da carreira com exposição na Pinacoteca do Estado, a partir de hoje, às 10h.
Começa hoje o bazar beneficente Criança Não Vê Defeito, das 9h às 18h, no Espaço Zero.
Lorenzo Mammi participa do debate "Murilo Mendes: O Poeta e as Artes Plásticas", no Museu Lasar Segall, hoje, às 15h30.
O Zimbo Trio faz apresentação hoje, às, 22h, no Supremo Musical, na rua Oscar Freire.
É hoje o lançamento do CD "Domingo Azul do Mar", de Wanda Sá, no Bar do Tom, no Rio de Janeiro.
Nadia Saab inaugura hoje a 1ª Mostra de Paisagismo, no Empório La Poltrona, em Vinhedo.



Texto Anterior: Dias e Riedweg celebram dez anos de trabalho
Próximo Texto: Roberto Carlos: Lágrimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.