São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

País não verá Copa em TV digital, diz Globo

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
SOLIDÁRIO Tony Ramos (à dir.) ajuda técnico a desembarcar material em ilha da Grécia, onde a Globo gravou seqüências de "Belíssima", próxima novela das oito, que estréia dia 7 de novembro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em audiência pública no Senado, na semana passada, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que as primeiras transmissões da TV digital no país deverão ser feitas nas principais capitais durante a Copa de 2006.
A Globo, que detém os direitos do Mundial, e a Eletros (associação dos fabricantes de televisores) dizem que isso será impossível.
A Eletros afirma que os primeiros televisores digitais fabricados no país e adequados às transmissões feitas no Brasil só estarão nas lojas de um ano a um ano e meio após o governo federal escolher qual sistema de TV digital ("brasileiro", americano, europeu ou japonês) será adotado.
Se o governo cumprir a atual promessa de definir o sistema até fevereiro de 2006, na melhor das hipóteses haverá televisores digitais no mercado sete meses após o fim da Copa da Alemanha.
A Globo prevê estar pronta para transmitir em TV digital dez meses após a escolha do padrão, ou seja, só no final de 2006. E a emissora implantará seu sistema de transmissão digital paulatinamente. Começará por São Paulo.
Mesmo na TV paga, que já está parcialmente digitalizada, será praticamente impossível assistir à Copa em alta definição. O SporTV diz que está preparado para receber e transmitir em alta definição, mas depende das operadoras. E as operadoras afirmam que não farão isso porque não haverá televisores digitais suficientes.

OUTRO CANAL

Índex Lista de aparições politicamente incorretas só no primeiro capítulo de "Bang Bang", nova novela das 19h (horário livre) da Globo: cigarro, bebidas alcoólicas destiladas, armas de fogo, tiros, assassinatos, assaltos, maus-tratos a animais e preconceito contra idosos. Sem contar que teve um desenho animado sangrento.

Ranking A audiência da estréia de "Bang Bang" foi de 37 pontos, contra 32 de "A Lua me Disse", prejudicada quando entrou no ar pelo sofrível desempenho de sua antecessora, "Começar de Novo". O último capítulo de "A Lua", na última sexta, cravou 40 pontos.

Beicinho Fernanda Lima, como atriz, até que coreografa bem.

Luto A família de Ronald Golias, que morreu na semana passada, pediu e o SBT atendeu: a exibição do seriado "Meu Cunhado", mesmo com boa audiência, está temporariamente suspensa desde o último domingo. Foi substituído pelo enlatado "Everwood". Sete episódios permanecem inéditos.

Agenda A Band exibirá em dezembro mais três especiais sobre Chico Buarque, produzidos pela DirecTV (os três primeiros foram ao ar em julho). "Anos Dourados", sobre Chico e Tom Jobim, vai ao ar dia 4 de dezembro, às 22h30. Depois, dia 11, também às 22h30, vêm "Estação Derradeira" (Chico com a Mangueira) e, dia 18, às 23h30, "Bastidores" (Chico e sua criação para o teatro).


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Voto Sim! Vou desarmar o Galvão!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.