São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

João Sal/ Folha Imagem
Henrique Meirelles, do Banco Central, Márcio Cypriano, do Bradesco, e Benjamin Steinbruch, da CSN: sonho presidencial

HENRIQUE MEIRELLES

Senhor candidato

Banqueiros e empresários se reuniram anteontem num jantar em SP para, entre flûtes de Dom Pérignon, "homenagear o trabalho" de Henrique Meirelles, 62, na presidência do Banco Central. "O Brasil precisa de alguém como você", dizia o ex-senador Pedro Piva, da Klabin, ao homenageado. "Precisa de gente séria", repetia Paulo Skaf, da Fiesp. Que, em voz baixa, esclarecia: "Ele é candidato, mas ao governo de Goiás".

 


Um dos maiores amigos de Meirelles, pedindo "sigilo da fonte", dizia: "Ele é candidato em Goiás, mas seu sonho mesmo é ser presidente da República. O problema é que o povo odeia banqueiro". Nada, porém, que a popularidade do presidente Lula não resolva. "Se o Lula quiser, elege até poste em 2010. Então por que não o Meirelles, o homem que domou a inflação no Brasil?". Provocado sobre a candidatura, Meirelles sorria: "É generosidade sua".

 


Aproveitando a deixa, os empresários faziam campanha com Meirelles para pagar menos impostos, com o fim da CPMF. E advogados faziam campanha para que sonegação de impostos não seja mais punida com prisão. "O Estado tem outros meios de recuperar os recursos", dizia Luiz Flávio D'Urso, da OAB-SP e líder do movimento "Cansei".

Relógio

Prestes a bater recorde histórico na produção de automóveis -cerca de 500 mil -, a GM do Brasil protocolou pedido de financiamento ao BNDES de R$ 680 milhões. Não haverá ampliação de fábricas, nem de empregos: a empresa quer investir em tecnologia para aumentar a velocidade de fabricação de carros -de cerca de 30 por hora para 44 por hora.

CABO DE AÇO
Entre as decisões praticamente já definidas pelo governo na queda de braço com os bancos por causa das tarifas bancárias, está a eliminação pura e simples da tarifa de liqüidação antecipada de crédito. Ela é cobrada do cliente mesmo quando ele decide saldar suas dívidas com a instituição que emprestou recursos, pois a antecipação significaria uma "rescisão contratual".

PENÚRIA
O ministro Tarso Genro, da Justiça, tem encontro marcado hoje com o prefeito Gilberto Kassab para falar do Pronasci, o programa de segurança pública "com cidadania" do governo federal. Pelas contas oficiais, nada menos que 40 mil policiais paulistanos poderão ser beneficiados com o Bolsa-Formação, para profissionais que ganham menos que R$ 1.400.

 


O número surpreendeu as autoridades envolvidas nos estudos.

ESTRANHO AMOR
O fantasma de "Amor Estranho Amor", que ainda assombra Xuxa, voltará à cena: Marcelo Ribeiro, que aos 12 anos protagonizou cenas sensuais com a apresentadora no longa, hoje proibido, voltará às telas com novo filme, que apelidou de "Estranho Amor". Marcelo tem hoje 38 anos.

PAQUERA
A Record está sondando o grupo Rede VTV, do deputado Beto Mansur, para retransmitir a programação da Record News no litoral de SP. A VTV hoje retransmite a Rede TV!.

EMERGÊNCIA
A Faculdade de Medicina do ABC calculou a incidência de depressão entre os seus alunos, com base nos 3.274 atendimentos feitos, nos últimos nove anos, em seu serviço de orientação psicológica. A doença foi diagnosticada em 80% dos estudantes de farmácia que foram atendidos pelos orientadores, em 71% dos médicos residentes e em 67% dos alunos de enfermagem. Os outros trataram apenas de ansiedade.

CAIU NA REDE
A equipe de divulgação do filme "Meu Nome Não é Johnny", de Mauro Lima, apelou para o "marketing viral": disparou 20 mil e-mails para destinatários "garimpados" em comunidades no Orkut dedicadas a Selton Mello e Cléo Pires, que estão no elenco. O produtor de shows João Guilherme Estrella, cujo passado como playboy e traficante inspirou o filme, terá dois blogs para falar com o público.

CABELO DOIDO
Os cabeleireiros Jassa e Wanderley Nunes desfilarão de terno branco no destaque de um dos carros da escola de samba Camisa Verde e Branco no ano que vem. Jassa, que cuida das madeixas do empresário Silvio Santos, do SBT, diz que só vai desfilar porque será homenageado. "Não tem como não ir", diz ele.

CURTO-CIRCUITO

REINALDO LOURENÇO E GLORIA COELHO estão em Paris para
participar da Tranoi Montaigne, feira de modas que acontece na capital francesa de hoje a domingo.
O GRUPO PAU BRASIL recebe a cantora alemã Céline Rudolph e o saxofonista Nailor Proveta, hoje, no projeto Raízes Cultural, no Memorial da América Latina, a partir das 20h30.
A ÓPERA "O Sapo Saltador do Condado de Calaveras", de Lukas Foss, estréia hoje, às 21h, no Theatro São Pedro.
A CIA. NUA estréia amanhã, às 21h, no Crowne Plaza, o espetáculo "Minha Mãe", com direção de Inês Aranha.
O DESIGNER HUGO FRANÇA terá trabalhos expostos, a partir de hoje, na The International Art + Design Fair, em Nova York.


Texto Anterior: O que já se falou
Próximo Texto: Thiago Ney: A harpa mágica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.