São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com quatro prêmios, "Estômago" é grande vencedor do Festival do Rio

"Mutum", de Sandra Kogut, é a melhor ficção segundo o júri oficial

SILVANA ARANTES
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A nona edição do Festival do Rio terminou ontem com o longa "Mutum", de Sandra Kogut, eleito o melhor filme de ficção pelo júri oficial. O conjunto da premiação consagrou, no entanto, o longa curitibano do diretor estreante Marcos Jorge "Estômago".
Foi o melhor filme segundo o júri popular e recebeu ainda os troféus de diretor, ator (João Miguel) e o prêmio especial do júri ao ator Babu Santana.
O troféu Redentor de melhor filme segundo o júri popular foi entregue pelo ator norte-americano Danny Glover, que, antes de anunciar o vencedor, afirmou ter visitado a comunidade do Vidigal, onde conheceu o trabalho do Nós do Morro.
A melhor atriz foi Carla Ribas, por "A Casa de Alice", de Chico Teixeira.
"Estômago" aborda a trajetória de Raimundo Nonato, um migrante nordestino que seu intérprete, João Miguel, definiu como "um personagem complexo, o submisso que, através do riso, no final do filme, engole o colonizador".
"Mutum" é a adaptação de "Campo Geral", do escritor mineiro Guimarães Rosa.
Na categoria documentário, foram premiados "Condor", de Roberto Mader (melhor filme segundo o júri oficial), e "Memória para Uso Diário", de Beth Formaggini (eleito pelo voto popular). Cao Guimarães foi escolhido melhor diretor, por "Andarilho".


Texto Anterior: Memória: George Grizzard, de "Lei e Ordem", morre aos 79
Próximo Texto: Tela de Da Vinci roubada em 2003 é recuperada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.