São Paulo, Sexta-feira, 05 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Show no Royal Albert Hall está com ingressos esgotados
Caetano, Gil, Chico e Gal celebram hoje o Descobrimento em Londres

FÁBIO ZANINI
de Londres


As comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil na Europa começam para valer hoje à noite, com um show no Royal Albert Hall, em Londres, reunindo seis "pesos pesados" da MPB.
"A maior reunião de artistas consagrados brasileiros que o Reino Unido jamais viu", como os organizadores definem o show, contará com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, Elza Soares e Virginia Rodrigues.
O espetáculo "Since Samba Has Been Samba" ("Desde que o Samba é Samba", nome de uma música de Caetano e Gil) terá ainda participações especiais do jazzista britânico Georgie Fame, dos grupos Quilombo do Samba e Folia e da London School of Samba. Comidas e bebidas brasileiras completarão o "Carnaval brasileiro em Londres".
Os 5.000 ingressos para o Royal Albert Hall, a mais famosa casa de espetáculos de Londres, estão esgotados há três semanas, apesar do preço salgado, que variou entre 14 e 60 libras (de R$ 42 a R$ 180).
A organização ficou a cargo do Brazilian Contemporary Arts (BCA), entidade sediada em Londres há 18 anos, que se dedica a promover a cultura brasileira no Reino Unido.
"Metade dos ingressos foram vendidos a brasileiros que moram no Reino Unido e o restante para ingleses, o que demonstra o grande interesse que a MPB ainda desperta no exterior", disse um representante do BCA.
A renda do show, que tem o apoio do governo brasileiro, será revertida para a organização não-governamental Task Brasil, que trabalha dando assistência a crianças carentes no Rio de Janeiro. A direção do evento ficará a cargo do músico Celso Fonseca.
A imprensa britânica tem dado destaque pequeno, mas positivo, ao show. A revista semanal "Time Out", especializada em eventos culturais na capital britânica, definiu o tropicalismo como "um movimento com músicas densas e letras inteligentes, inseridos em uma bizarra e bela mistura de samba, bossa-nova e elementos do rock psicodélico".
Caetano foi considerado pela revista "o papa do tropicalismo", enquanto Gil ganhou o apelido de "Bob Marley brasileiro".
Segundo a organização do evento, representantes dos principais jornais britânicos pediram credenciamento para o show.


Texto Anterior: Noite Ilustrada - Erika Palomino: Haja saúde clubber para o fim de ano eletrônico!
Próximo Texto: Festival: Fiac abriga ciganos da Romênia e da Hungria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.