São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILUSTRADA

Último capítulo não exibiu a cena prometida por Glória Perez; Globo nega corte e diz que a opção foi da autora

Sem beijo, fim de "América" revolta gays

LAURA MATTOS
THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Prometido pela autora Glória Perez, o beijo gay não foi exibido no último capítulo de "América", ontem na Globo, o que revoltou a comunidade homossexual.
A novela mostrou apenas uma aproximação entre os atores Bruno Gagliasso (Júnior) e Erom Cordeiro (Zeca). Nem "selinho" entre eles foi ao ar, enquanto vários casais héteros se beijaram (a tomada da reconciliação entre Islene/Paula Burlamaqui e Feitosa/ Ailton Graça mostrou até língua).
Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, nega que a emissora cortou a cena. "Não foi gravado o beijo. Não estava no roteiro. Se querem saber por que não, perguntem para a autora."
Glória Perez deu entrevistas afirmando que o beijo seria mostrado com "delicadeza", e o ator Erom Cordeiro confirmou que a cena fora gravada na segunda.
Ontem, várias mensagens foram postadas na página de Glória no Orkut. "Glória Perez vergonha nacional"; "Por que diabos vetou o beijo?", "Você merece um processo por propaganda enganosa", "Não acredito que fiquei até agora vendo essa patacoada por nada", "Onde está o grande passo da teledramaturgia brasileira?"
O grupo Arco-Íris (Parada do Orgulho GLBT do Rio) recebeu ontem várias manifestações que repetiam palavras como "fraude", "vergonha" e "decepção".
"A comunidade está muito decepcionada. Está claro que a autora utilizou essa história como marketing", afirmou Márcio Caetano, diretor financeiro do grupo.
André Fischer, autor da coluna GLS da Revista da Folha, se disse "perplexo". "Que vexame, é inacreditável. Reforça o preconceito." Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, acusou a autora de ser "muito conservadora". "Ela perdeu a oportunidade de mostrar que os gays são tão normais quanto os héteros. Acho que esse beijo nunca vai acontecer no horário nobre da Globo."
A única mensagem postada pela autora no Orkut ao fim do capítulo se limitava a comemorar a audiência: "Batemos todos os recordes!" (cada ponto equivale a 52,3 mil domicílios na Grande SP). Segundo a Central Globo de Comunicação, a média foi de 66, com 82% de audiência dentre as TVs ligadas. A antecessora, "Senhora do Destino", teve 60 com 83%.


Texto Anterior: Ilustrada: Gil vai à TV anunciar mudança na Cultura
Próximo Texto: Guia da Folha: Confira o que foi alterado na programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.