|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Isto é second life
O que é Second Life?
É um mundo virtual em três dimensões idealizado pela empresa
norte-americana Linden Lab, em
que é possível, além de reproduzir
ações do dia-a-dia, realizar feitos
fantásticos, como voar, mudar a
própria aparência em segundos e
teletransportar-se. Sua interface e
funcionamento lembram o de um
videogame de RPG, mas o fato de
ele se basear em comunidades e
nos gostos pessoais de seus participantes, torna-o semelhante a outras redes de relacionamento, como Orkut e MySpace
Como fazer parte?
O cadastro é gratuito e basta
instalar um software que pode ser
encontrado no site oficial do ambiente (www.secondlife.com).
Nos EUA, há sistemas com assinaturas que dão direito a benefícios, mas é possível permanecer on-line sem fazer pagamentos; no máximo, atualizações do
software
Quem sustenta o Second Life?
Ao imaginar um mundo visualmente reconhecível e navegável
em 3D, o diretor de tecnologia da
RealNetworks, Philip Rosendale
(fundador da Linden Labs), pensou
em um ambiente em que empresas e marcas pudessem se expor
de forma diferenciada em relação à
publicidade tradicional. Usuários
pagam assinaturas para obter privilégios (como comprar territórios), mas não são a principal fonte
de renda do mundo virtual
É um jogo? É um site?
Nem um nem outro. Second Life
faz parte de um conceito que parece ser crucial no marketing de entretenimento para 2007 e além: a
transmissão da experiência. Enquanto muitos apostam na experiência ao vivo como estratégia
adequada para consagrar marcas
(vide festivais e premiações), várias empresas preferem eventos
que podem ser experimentados
em rede, atingindo um público que
antes pertencia à TV via satélite,
sem a interatividade. Estamos,
portanto, diante de uma nova plataforma e um velho conceito, o da
realidade virtual
Texto Anterior: Histórias do outro mundo Próximo Texto: Saiba mais: Game se inspira no universo pop Índice
|