São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Game se inspira no universo pop

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de criado como uma plataforma de relacionamento on-line, algumas idéias do Second Life se inspiram na ficção pop. O próprio conceito de um ambiente em rede que deu origem ao software nasceu em obras básicas do cyberpunk, subgênero da ficção científica surgido nos anos 80 -o ciberespaço concebido por William Gibson em "Neuromancer" e o Metaverso imaginado por Neal Stephenson em "Snow Crash".
O próprio U2, um dos primeiros conglomerados pop a perceber a importância do SL e a dar shows exclusivos para o ambiente (trechos podem ser vistos no YouTube ou no site da "turnê" - www.u2insl.com), também já havia flertado com essa possibilidade de existir virtualmente nas letras de discos como "Achtung Baby" e "Zooropa", nos anos 90.
Já o ato de criar objetos do nada, uma ação chamada de "rez", na linguagem do ambiente, vem do verbo "desrez", neologismo inventado pelo filme "Tron" (1982), também sobre realidade virtual, para os avatares que "morrem" nesta interface virtual. (AM)


Texto Anterior: Isto é second life
Próximo Texto: Atriz elogia recurso que a rejuvenesce
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.