São Paulo, quinta-feira, 05 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
A atriz Claudia Raia, que fez uma performance em festa de marca de sorvete, na terça-feira, na Estação das Artes

Os pincéis e as espadas

A coleção Nemirovsky, um dos mais preciosos acervos do modernismo brasileiro, está no centro de uma disputa entre os herdeiros de José e Paulina Nemirovsky e os dirigentes da Fundação Nemirovsky, responsável pelas obras. Há alguns dias, Bia Nemirovsky, filha do casal, requereu à Curadoria de Fundações de SP o afastamento do arquiteto Jorge Wilheim da presidência da entidade e a destituição dos outros conselheiros, alegando que eles praticam "gestão temerária" e que não têm "idoneidade" para comandar a Fundação.

DESPACHO
Para sustentar a falta de "idoneidade" exigida para o comando da Fundação, Bia apresentou à curadoria um processo em que o escritório de Jorge Wilheim foi condenado, em segunda instância, há alguns meses, a restituir dinheiro aos cofres públicos por ter sido contratado sem licitação, nos anos 90, para a reconstrução de um conjunto arquitetônico da Cesp (Companhia Energética de São Paulo). O curador de fundações, Airton Grazzioli, já enviou pedido de esclarecimentos à Fundação.

NADA A DECLARAR
Jorge Wilheim confirma a existência do processo da Cesp, para o qual seus advogados apresentaram recurso, mas afirma que não vai se manifestar sobre o caso Nemirovsky antes de receber oficialmente uma notificação.

OS MAIORES
A coleção Nemirovsky, cedida em comodato à Pinacoteca, está exposta na Estação Pinacoteca, no centro da cidade. Além do quadro "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, o acervo tem obras de Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, Lasar Segall, Ismael Nery e Lygia Clark, entre outros.

PRIMEIRO DA FILA
Apesar de criticar os gastos do governo, irritando auxiliares do presidente Lula, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, frequenta todas as listas de favoritos para ocupar o Ministério da Fazenda caso Dilma Rousseff (PT-RS) ganhe a eleição. Ele tem sido um dos principais conselheiros econômicos da pré-candidata.

ORDENS DO DIA
O Ministério das Relações Exteriores vai ampliar o estoque de medalhas para condecorar autoridades no último ano do governo Lula. A pasta abriu licitação para contratar uma empresa para fabricar 427 insígnias da Ordem de Rio Branco, que "distingue virtudes cívicas", e 185 da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração para estrangeiros no país.

NATAL ANTECIPADO
Os horários estendidos de funcionamento das lojas da rua Oscar Freire por causa do Natal foram antecipados em uma semana neste ano e começam no dia 1º de dezembro. De segunda a sábado, as compras poderão ser feitas das 10h às 22h. Aos domingos, as lojas ficarão abertas do meio-dia às 19h.

COELHOS BRANCOS
A banda Faith No More, atração do Maquinária Festival, que acontece nos dias 7 e 8 em São Paulo, pediu 48 toalhas "pré-lavadas, secas e fofinhas como um bebê coelho em um dia de verão". Para não deixar dúvidas sobre o "grau de fofura" da encomenda, foram enviadas fotos do bichinho anexadas à lista de exigências.

GAROTO PROPAGANDA
Selton Mello, que tem contrato de publicidade com o Santander até o início de 2010, pediu autorização especial ao banco para participar do Prêmio Bravo! de Cultura, patrocinado pelo Bradesco, há alguns dias. Escolhido como "personalidade cultural do ano", o ator recebeu um cheque de R$ 20 mil. Ao festejar o prêmio, agradeceu aos pais, à produtora e... à indústria farmacêutica e aos tarjas pretas Rivotril e Cipramil. Por quê? "Ahh, porque ela [a indústria] é muito importante!", disse então à coluna.

LÉVI RADICAL
O canal ESPN deve exibir no início de 2010 o documentário de média-metragem "Viajantes Radicais", que irá refazer as expedições do antropólogo Claude Lévi-Strauss, morto no sábado, pelo Brasil, na segunda metade da década de 30. A ideia do filme é visitar as mesmas tribos indígenas que receberam o francês, bem como mostrar a prática de algumas modalidades de esportes radicais naqueles lugares. A primeira sociedade indígena já registrada foi a nhambiquara, em MT.

ESTADO CIVIL

Maitê perde pensão do governo

O governo de São Paulo suspendeu ontem duas pensões pagas a Maitê Proença, que totalizavam cerca de R$ 13 mil mensais. A atriz ganhava os benefícios herdados de seus pais, o procurador de Justiça Carlos Eduardo Gallo e a professora Margot Proença, ambos mortos. Mas a SPPrev, órgão previdenciário do Estado, entendeu que ela perdeu o direito por ter sido casada com o empresário Paulo Marinho.

 

No processo, a SPPrev apontou como prova um texto da biografia de Maitê em seu site oficial. Nele, a atriz afirma ter formado "uma família linda" nos 12 anos em que viveu com Marinho (com quem teve uma filha, Maria), o que caracterizaria seu relacionamento com o empresário como uma "união estável".

 

"Eles não podem cancelar um dinheiro que já foi pago", diz Maitê. "São pensões que meus pais pagaram a vida inteira, deduzidas do salário deles, para que eu recebesse. Não existe justificativa para suspender. Não sei por que eles resolveram entrar com isso agora."

 

O advogado de Maitê, Rafael Campos, diz que vai recorrer para "repelir essa decisão arbitrária e vergonhosa, que teve como objeto inicial uma denúncia por meio de uma revista de fofocas". "O relacionamento que ela teve não é um casamento formal e a lei é bem clara. É uma perseguição absurda contra a minha cliente. A certidão dela é de nascimento, não de casamento. E não se fala mais nisso", completa.

CURTO-CIRCUITO
ACONTECE HOJE o lançamento da edição de 50 anos do livro "Formação Econômica do Brasil", de Celso Furtado. Às 17h30, no Instituto de Estudos Brasileiros, na USP.
A ONG Make-a-Wish comemora amanhã, com o jantar "Noite dos Sonhos", um ano no Brasil. Às 20h, no hotel Grand Hyatt.
ANNA LETICIA ZOGBI promove hoje jantar para a diretoria da ONG Share, que faz desfile beneficente no domingo, em SP.
A GALERIA Rhys Mendes faz hoje, às 19h, vernissage da mostra dos artistas Rafael Highraff, Julia Oschatz e Kota Ezawa.
O DESEMBARGADOR Nelson Lazar autografa hoje, às 18h30, o livro "Direito Econômico", na sede da Amatra, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região.
OSKAR METSAVAHT lança hoje a nova coleção da grife de bolsas e sapatos New Order. Às 19h, no shopping Iguatemi.
O ESPAÇO CULTURAL Banco Central abriga a partir de hoje a mostra "Insecta", com desenhos de Ana Elisa Dias Baptista.
O PSIQUIATRA Fabio Barbirato lança hoje, às 14h, o livro "A Mente do Seu Filho", no Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

com DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN, MATHEUS PICHONELLI e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: O drama do palhaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.