São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Príncipe do baile

ÍCONE DO GLAMOUR KITSCH, SAMUEL CIRNANSCK LANÇA LINHAS DE PRÊT-À-PORTER PARA HOMENS E MULHERES

É entre uma mesa de doces, seda italiana, plumas e paetês, que Samuel Cirnansck recebe suas clientes.
Em seu pequeno ateliê, em Pinheiros, zona oeste paulistana, o estilista atende, somente com hora marcada, mulheres dispostas a pagar cerca de R$ 25 mil por um modelo de festa exclusivo, todo confeccionado à mão.
"Neste último mês, entreguei 25 vestidos", diz Cirnansck, contente com a matemática. O designer faz parte do time de criadores da São Paulo Fashion Week, e seus desfiles conquistaram os fashionistas graças ao visual kitsch e exagerado.
Com raras exceções, as coleções parecem feitas para bailes pomposos, vindos de algum lugar do passado.
"Ganho dinheiro com noivas e vestidos encomendados, não com passarela. Desfile, para mim, é um perfume especial que dou às clientes", afirma. "Pensando bem, às vezes lucro com desfiles. Tenho uma cliente que já encomendou minha passarela inteira", completa.
A cliente em questão, uma socialite que prefere não expor seu nome, mora em Rondonópolis (MT) e vem a São Paulo, em um de seus dois jatinhos, para buscar as peças.
Mas, como nem só de jatinhos viaja a moda, Cirnansck acaba de lançar suas primeiras linhas de prêt-à-porter, masculina e feminina.
A linha festa "acessível" é feita de vestidos de seda. Para os moços, uma série de jaquetas engomadinhas, calças e acessórios. "O masculino é charmoso e básico, sem frescura", diz.
Os preços das novas linhas, apresentadas ontem no Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, não são tão acessíveis assim. Os vestidos começam na faixa dos R$ 3.000. Já os itens masculinos vão de R$ 200 a R$ 2.000.
As peças prêt-à-porter serão vendidas, a partir de 2011, via web e em multimarcas no Rio, em Brasília e... em Rondonópolis, claro!

ENTREVISTA

"A moda é minha vítima", diz Zevs

Depois de pintar um logo borrado da Chanel na fachada de uma loja da Armani e de "matar" modelos em cartazes de grifes mundo afora, o artista francês Aghirre Schwarz, ou Zevs, vem a São Paulo para o Pense Moda.
No evento, que rola entre os dias 23 e 25, na Faap, profissionais da indústria de moda participam de palestras sobre estilo e mercado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.pensemoda.com.br. Zevs, que fecha a programação, falou com exclusividade à Folha.

 

Folha - Qual é a sua visão sobre o sistema da moda?
Zevs
- A indústria da moda e do luxo está por toda Paris. Temos milhares de anúncios com imagens idealizadas de homens e mulheres, ali representados de forma a causar o que chamo de "hemorragia psíquica" nos fashionistas e consumidores que os observam. Nos anos 90, me interessei por esse mecanismo e, desde então, procuro revertê-lo. Assim, comecei as séries que chamo de "sequestros e estupros visuais". Em vez de eu ser vítima da moda, a moda é minha vítima.

Qual é a influência do luxo na cabeça dos consumidores?
Luxo vem de lux, que em latim significa luz. O luxo e a indústria efêmera são como estrelas guiando nossa sociedade consumista. E, nesse contexto, as logomarcas de luxo reúnem e cristalizam um sistema de valores que acaba se tornando sagrado.

Qual é seu maior objetivo com seus trabalhos?
Fazer arte. É um caminho para quem não tem medo.

Tem uma marca favorita?
Gosto da Libert Symbol (www.libertysymbol.org). Eles criaram broches que servem pra esconder logos de grifes famosas nas roupas.

TUITADAS

@luxurysociety Watch the Lanvin for H&M Short Film! http://bit.ly/bYjvp3
(Assista ao curta-metragem Lanvin para H&M! HTTP://bit.ly/bYjvpA)

O site francês posta link do vídeo promocional da linha desenhada por Alber Elbaz, da Lanvin, para a rede sueca de fast fashion H&M

@FashionBubbles Desfile de Abertura da 7ª Edição do Minas Trend Preview - Inverno 2011 http://goo.gl/fb/L8QHh

O site posta link do desfile do estilista Ronaldo Fraga, que abriu o Minas Trend Preview, em Belo Horizonte. Na passarela, dança e romantismo

Neoromântica Neste mês, chega às lojas a sapatilha Neo por Maria Bonita Extra. Fruto de uma parceria entre a grife carioca coma Neo, linha premium do grupo Vulcabras/Azaleia, foi desenvolvida pela estilista Ana Magalhães, da Maria Bonita Extra, e custa R$ 168.

Paris remix Amanhã, às 22h, vai ao ar pelo canal a cabo Fashion TV um programa sobre a temporada de desfiles verão 2011, com destaques da semana parisiense, além de entrevistas com Jean Paul Gaultier e com Anna dello Russo, editora da "Vogue" japonesa.

CASA DE CRIADORES
SUMEMO ESTREIA COM ROCK, RAP E SKATE

Sumemo é uma gíria de rua, uma forma aglutinada de "é isso mesmo", muito usada por skatistas e pela galera do rap. Sumemo é também o nome de uma marca de roupas que fará sua estreia na próxima temporada de desfiles da Casa de Criadores, evento que começa no dia 28, em São Paulo.
Nos últimos meses, peças da Sumemo, vendidas em multimarcas espalhadas pelo Brasil, apareceram nos looks de Mano Brown, Marcelo D2 e do estilista Dudu Bertholini, da Neon. Tanta popularidade se deve às conexões do criador da grife, o skatista Alex Poisé, 32.
"Sou fã e amigo do Racionais e admiro o rap. Assim como adoro o rock e conheço gente da moda. Mas não faço marketing, é tudo na base da rede que eu construí na rua", diz Poisé, que, além de atleta do skate, também foi host do clube rocker Vegas.
Os músicos D2, Badauí (do CPM 22) e Derrick Green (do Sepultura) estarão na passarela da marca. A coleção terá, além da linha básica, peças mais elaboradas, criadas pelos estilistas Igi Ayedum e Marcelo Salgado.

com PEDRO DINIZ


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