São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

A arte da guerra

Aonde chega, a Amazon não só vende livros e Kindles. Quer também mudar regras centenárias do jogo editorial. O que dizem as últimas notícias que às vezes só aparecem nas entrelinhas ou na mídia especializada? No Japão, assim como no Brasil, a estreia da Amazon é adiada porque está emperrado o diálogo com as editoras locais, que temem quebrar se permitirem descontos de até 90%. Na Inglaterra, livreiros estão em fúria com sua biblioteca nacional, que direciona o visitante do site para a Amazon britânica quando não encontra o título procurado no acervo público. Nos EUA, sua própria casa, a Amazon começou a atrair autores para seu catálogo oferecendo com mais prontidão os números de vendas. Num contra-ataque, Random House, Hachette e Simon & Schuster anunciaram serviço semelhante para não perder seus escritores.

// Manifesto pelo livro ilustrado

Quem organiza o movimento se diz cansado de ouvir que o livro ilustrado está em risco e também cansado de fingir que não há risco. O manifesto pelo livro ilustrado (www.thepicturebook.co) não culpa o e-book, como se podia esperar. Culpa o que considera imitação, preguiça e timidez.

// O poeta sem orixás

Vinicius nunca foi a uma festa de candomblé, muito menos participou de algum de seus rituais sagrados, diz a atriz baiana Gessy Gesse, 72, "a morena flor" com quem esteve casado de 1969 a 1973. "Ele adorava conversar com Mãe Menininha, pois admirava sua sabedoria. Mas só. O resto é folclore." Essa é uma das desmistificações que Gessy faz na autobiografia que conclui neste ano, ainda sem editora. O poeta ocupa parte substancial da obra. Da vida na praia de Itapuã, diz se lembrar de Vinicius fazendo versos na banheira.

// Tigre mexicano

Chega às livrarias uma antologia de Eduardo Lizalde, para que leitores brasileiros conheçam enfim esse que é visto como um dos maiores poetas mexicanos, já aos 82 anos.
"O Tigre em Casa e A Caça do Tigre", que sai pela Alameda, reúne poemas escritos a partir de 1970, fase em que, segundo críticos, passou a fazer os versos melhores e mais maduros, depois da fase inicial, a poeticista, e da logo posterior, em que fez denúncia social.

// O trabalho em comum

"Com Roland Barthes" é o volume que a WMF Martins Fontes começou a preparar com os textos que Leyla Perrone-Moisés escreveu sobre o semiólogo francês durante quatro décadas. O livro, que sai em 2012, vai reunir também cartas que a crítica brasileira trocou com Barthes, com quem manteve diálogo de 1968 a 1980.

O infantil do imortal Depois de Alberto da Costa e Silva e João Ubaldo, é a vez de outro imortal da ABL, Ivan Junqueira, enveredar pela literatura infantil. "A Flor Amarela", que tem ilustrações de Camila Carrossine, sai pela Global.

Digital em curso Conhecido site e newsletter sobre mercado editorial, o PublishNews criou um braço na área de treinamento e consultoria. Um curso sobre livro digital, em parceria com Estação das Letras e SNEL, o sindicato dos editores, ocorre em São Paulo de 19 deste mês a 10/12.

O regime da estação A Lua de Papel acaba de comprar os direitos do livro "Zero Tolerance" (tolerância zero), de J.J Virgin, nutricionista que é celebridade de TV. Seu regime, de três semanas, recomenda eliminar só os alimentos que, em cada leitor, provocam intolerância alimentar.

Conversa no Twitter A Consortium Sales & Distribution, que representa títulos de mais de cem editoras independentes nos EUA, criou um chat para promover conversas entre leitores. Sempre às quartas-feiras, pela hashtag #indieview.


Texto Anterior: Não ficção
Próximo Texto: Crítica/Romance: Eco reúne o seu melhor na obra "O Cemitério de Praga"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.