São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Especial cria biografia visual de Klee

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Paul Klee (1879-1940) diz que não sabia pintar, só dosar bem claros e escuros. É com essa frase do diário de um dos maiores pintores do século 20 que o documentário "Paul Klee: O Silêncio do Anjo" joga luz sobre as aquarelas do artista suíço radicado na Alemanha amanhã, às 22h, no SescTV.
Dividido em capítulos que se debruçam sobre cada aspecto da arte de Klee, do traço preciso do início da carreira -ecos de Dürer e Cranach- à composição enigmática e infantil de seus últimos anos de vida, o programa dá um quadro completo da trajetória de quem criou uma arquitetura visual baseada na justaposição de sólidos blocos de cor, "cada um defendendo sua verdade".
A edição ágil apresenta sem desvios a obra do artista, com uma fartura de detalhes biográficos: da viagem que fez à Tunísia em 1914, surge sua preocupação com a luminosidade; do convívio com Kandinsky, artistas do grupo Cavaleiro Azul e a Bauhaus, as heranças que o tornaram conhecido; da mãe pianista e da afeição à música, herdou a visão da tela como partitura expressiva.
A Alemanha mergulhada no nazismo provocou seu exílio na Suíça. Só em 1933, fez 245 rabiscos violentos em protesto e vergonha. Terminou vida e obra em 1940, deixando uma série de 35 anjos calados. (SILAS MARTÍ)

PAUL KLEE
Quando:
amanhã, às 22h
Onde: SescTV


Texto Anterior: Capa do disco foi feita por Diego Medina
Próximo Texto: Crítica "O Coronel e o Lobisomem" faz TV no cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.