São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"A Lista: Você Está Livre Hoje?"
Reviravoltas enfraquecem longa com boas atuações de McGregor e Jackman

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Não deixa de ser curioso, e talvez não seja fruto do acaso, que uma produção norte-americana com um grau de erotismo acima da média como "A Lista: Você Está Livre Hoje?" tenha o elenco recheado de atores estrangeiros: o australiano Hugh Jackman e o escocês Ewan McGregor nos papéis centrais, além da inglesa Charlotte Rampling e da canadense Natasha Henstridge em pontas de cama.
Certo moralismo de fachada, associado com freqüência à escalada conservadora da era Bush, orienta esse suspense ambientado no mundo corporativo. Quem leva o espectador até lá é um contador (McGregor) que faz auditorias em empresas de Nova York. Certa noite, enquanto imagina por que um casal de faxineiros foi ao banheiro com a empresa deserta, ele recebe a visita de um advogado (Jackman) que também fazia serão e que logo se estabelece como o seu inverso: mais bonito, extrovertido, experiente (inclusive com mulheres) e bem-sucedido.
Envaidecido pela amizade com figura tão sedutora e movido pela perspectiva de escapar à sua aborrecida circunstância, o contador vive, por acidente, alguns dias na pele do advogado e conhece tanto a "lista" do título brasileiro quanto o torpedo de celular que gerou o subtítulo (o original é apenas "Deception", engano ou trapaça).
Sexo e dinheiro, não necessariamente nessa ordem, governam a partir daí o pesadelo, em teia de ilusões que o roteirista Mark Bomback ("Duro de Matar 4.0") já havia utilizado em "O Enviado" (2004): as coisas não são o que parecem, exceto se o espectador já viu tantos filmes que se tornou capaz de enxergar além dos truques.
Embora o clima de suspense seja caprichado (o diretor é o estreante Marcel Langenegger) e os atores correspondam ao jogo de contrastes e incertezas, o fascínio por reviravoltas rocambolescas quase ridiculariza o contador, por mais que haja a apologia dos "certinhos".


A LISTA: VOCÊ ESTÁ LIVRE HOJE?
Direção:
Marcel Langenegger
Produção: EUA, 2008
Com: Ewan McGregor, Hugh Jackman e Michelle Williams
Onde: Frei Caneca Unibanco Arteplex, Jardim Sul e circuito
Classificação: não indicado a menores de 14 anos
Avaliação: regular



Texto Anterior: Crítica/"Entre Lençóis": Colombiano leva Gianecchini e Paola Oliveira ao motel em filme broxante
Próximo Texto: Toller se adapta a fase mais intimista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.