São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

As meninas superfracassadas

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pulando a etapa cinema, chega ao Brasil direto à TV (paga) o marcante "Mundo Cão", um dos filmes mais cultuados do circuito alternativo americano dos últimos anos, mas que aqui só foi visto em festivais.
Se o universo colorido e fofo das "Meninas Superpoderosas" tem um outro lado, este é o deste amargo "Mundo Cão", uma espécie de "Meninas Superfracassadas" que nasceu da HQ perturbada do perturbador Daniel Clowes.
O artista, retratista da mediocridade esquisita que brota do "american way of life" vista pelo lado jovem, escancara um lado feminino que não vive como Docinho, Lindinha, Florzinha, Christina Aguilera e Britney Spears.
"Mundo Cão", por ser essa fratura exposta desse estilo vendido pela MTV e congêneres, apontou lá em 2001 uma tendência de garotas "losers" que emergia do submundo e chegava à moda, à música e, então, ao cinema.
O filme, que entra hoje em cartaz no Telecine Premium e será exibido quatro vezes até janeiro acabar, é tão "empolgante" quanto a vida chata, triste, morosa de duas adolescentes (a ótima Thora Birch é uma delas) que acabam de sair do colégio e começam a planejar a vida adulta.
Mas logo desistem de tudo ao perceberem que não se enquadram à normalidade das outras pessoas. Ou melhor, até se enquadram, mas ficam apavoradas ao notarem que essa normalidade significa infelicidade no amor, falta de carinho, amigos cretinos (homens, na maioria), empregos estúpidos, família despedaçada.
"Mundo Cão" escancara uma porta pela qual passa parte significativa de uma juventude (no caso feminina) que mora nos porões da América e não está satisfeita com a desilusão, a negatividade e a rejeição encontradas no percurso para a vida adulta. Querem, para variar um pouco, afeto, honestidade, carinho e esperança.
E, enquanto isso não vem, o jeito é seguir ridicularizando o meio em que vivem e fazer comentários irônicos sobre tudo o que presenciam. O que faz deste "Mundo Cão" ao mesmo tempo um deprimente drama de época e uma engraçada comédia de costumes.

Mundo Cão
Ghost World


    
Produção: EUA, 2001
Direção: Terry Zwigoff
Com: Steve Buscemi, Thora Birch
Quando: hoje, às 21h30, no Telecine Premium



Texto Anterior: Livro: Obra sobre Amazônia tem nova edição
Próximo Texto: Discos/Lançamentos: Distorções do Grand Funk chegam ao CD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.