São Paulo, sexta-feira, 06 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Coletânea lançada em paralelo ao novo disco da banda tem histórias de Bruno D'Angelo, Catia Chien e Kako

Brasileiros ilustram músicas do Belle & Sebastian

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Que as letras agridoces do septeto escocês Belle & Sebastian -pontuadas ora por melancolia e tristeza, ora por ironia e animação- poderiam facilmente render roteiros cinematográficos ou livros, todo fã já sabia.
A concretização desse saber surge agora, com o lançamento de "Put the Book Back on the Shelf: A Belle & Sebastian Anthology" (Coloque o livro de volta na estante: uma antologia do Belle & Sebastian), que a editora norte-americana Image Comics lança nos Estados Unidos e no Reino Unido em 22 de fevereiro, duas semanas depois de chegar às lojas o novo disco da banda, "The Life Pursuit".
Para os numerosos fãs brasileiros do B&S (que tocou por aqui em 2001 e colocou imagens do show em seu DVD "Fans Only", de 2004) há ainda um interesse particular: são do Brasil três dos 33 artistas que criaram as 25 histórias a partir de músicas da banda. Os irmãos Kako e Bruno D'Angelo, de São Paulo, e Catia Chien, que mora nos EUA, foram convidados pelo diretor executivo da Image, Eric Stephenson, para se juntarem ao projeto.
"Estava procurando por artistas talentosos e que fossem fãs da banda", disse Stephenson em entrevista à Folha por e-mail. "Conheci os brasileiros na San Diego Comicon [uma das maiores feiras de quadrinhos do mundo], achei-os extremamente talentosos e convidei-os para o projeto."
Quanto ao talento, nada a questionar -sem bairrismo algum, é possível dizer que as histórias dos brasileiros estão entre as melhores do livro-, mas, no que diz respeito a ser fã da banda, pelo menos um deles desmente Stephenson. "Não conhecia muita coisa deles, mas queria participar do trabalho. Peguei um CD emprestado com meu irmão e escolhi duas músicas que já cabiam numa história que eu tinha começado com meu colorista, o Marcus Penna: a que dá nome à banda e "Dog on Wheels'", explica Kako.
Já Bruno D'Angelo -que, na verdade, foi quem manteve contato com o editor da Image e apresentou o projeto ao irmão- realmente conhece e gosta do B&S. "Passei um verão inteiro na praia apenas ouvindo o "The Boy with the Arab Strap" (1998), por isso escolhi "Easy Your Feet in the Sea" [descanse seus pés no mar]", explica o desenhista.
Quanto à Catia Chien, ela escolheu um dos maiores hits da banda -a ótima "Get me Away from Here, I'm Dying"- e não se embaraçou com a responsabilidade: desenhou a mais bela história do livro, um primor de traços e cores.
As soluções que cada artista escolheu para criar sua história a partir da músicas do Belle & Sebastian variam. Alguns utilizaram trechos das letras integrados aos desenhos -como Bruno, Cátia e Art Bannister, que desenhou "Asleep on a Sunbeam". Outros ilustraram a letra integralmente, como Charles Brownstein e Dave Crosland fizeram com "Beautiful", que conta a história da garota Lisa, que fica cega.
Há ainda aqueles que apenas tomaram por base a idéia das letras (ou dos títulos) e criaram histórias completamente novas. O melhor exemplo é o trabalho de Mark Ricketts em cima de "Dear Catastrophe Waitress", cuja letra vaga permitiu ao desenhista criar um drama adolescente (mas com final feliz) inspirado na tragédia de Orfeu e Eurídice.
"Put the Book Back on the Shelf: A Belle & Sebastian Anthology" (144 págs., US$ 20 no exterior) ainda não tem previsão de lançamento no Brasil - "estamos interessados em distribuí-lo por aí", afirma Eric Stephenson-, mas já pode ser encomendado em livrarias virtuais como a Amazon (www.amazon.com).


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Ano eleitoral: palpite infeliz
Próximo Texto: Disco/Crítica: Banda chega ao sétimo álbum, e o Sol volta a nascer em Glasgow
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.